O Dia Internacional do Reiki foi assinalado na passada terça-feira, dia 15, no Imaculado Coração de Maria, mais precisamente no Jardim de Santa Luzia, numa iniciativa da Junta e do Núcleo do Funchal da Associação Portuguesa de Reiki.
Segundo um artigo publicado pelo Diário das Freguesias, a atividade teve início às 10h30 e contou com a participação de mais de 30 pessoas.
O que é o Reiki?
O Reiki é uma prática tibetana que surgiu no Japão, em meados do século XX. É uma terapia alternativa que consiste na imposição das mãos do terapeuta sobre o corpo, de forma a transferir energia. Vários terapeutas acreditam que, através da energia, é possível alinhar os chakras (campos energéticos) e promover o equilíbrio energético necessário para o bem-estar físico e mental.
De acordo com um artigo da AdvanceCare, “durante a prática desta terapia é transmitida a “Energia Universal” para as partes do corpo do individuo mais necessitadas. Se a “energia da força vital” for baixa, é mais provável que fique doente ou sinta stress, e se for alta é mais provável que fique feliz e saudável”.
Segundo um artigo do Centro Internacional de Reiki, “um tratamento é como um brilho maravilhoso que flui através de si e à sua volta. O Reiki trata a pessoa como um todo, incluindo o corpo, as emoções, a mente e o espírito, criando muitos efeitos benéficos que incluem relaxamento e sentimentos de paz, segurança e bem-estar“.
Quais os benefícios?
Diminui sintomas de stress e ansiedade
Este tipo de terapia pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido à sensação de relaxamento e bem-estar que proporciona. Consequentemente, através do Reiki é possível reduzir também os sintomas do stress, que provocam a ansiedade, promovendo o sentimento de paz interior e servindo como calmante.
Ajuda no tratamento da depressão
O Reiki pode ser usado para auxiliar o tratamento de depressão, pois, através da aplicação das técnicas de imposição das mãos, é possível alinhar a energia vital do corpo e reduzir os sintomas provocados por essa doença, como a tristeza excessiva, cansaço físico e perda de energia.
Reduz dores crónicas
O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição das dores crónicas, como dor na coluna e na cabeça. Desta forma, pode ser necessário reduzir o uso de comprimidos analgésicos e relaxantes musculares, no entanto, é recomendado não deixar de fazer acompanhamento com um médico.
Alivia os sintomas da insónia
A sensação de bem-estar provocada pela realização do Reiki é capaz de aumentar a liberação de hormonas como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insónia.