A Serra da Estrela é repleta de pérolas, muitas ainda pouco conhecidas. Esta região é encantadora em todas as alturas do ano, especialmente na primavera e no verão, onde é possível aproveitar inúmeras praias fluviais. Com verões muito quentes, oferece uma grande variedade de praias fluviais para um bom mergulho.
Os visitantes podem encontrar diversos locais onde, além de se refrescarem, é possível praticar desportos náuticos e apreciar paisagens de tirar o fôlego. Há praias fluviais para todos os gostos: grandes, pequenas, populares ou quase secretas, cada uma com as suas lagoas ou cascatas.
Para aproveitar a primavera ou o verão, destacamos algumas das melhores praias fluviais da Serra da Estrela:
- Praia Fluvial do Paul (Covilhã)
- Praia Fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)
- Praia Fluvial de Vale do Rossim (Penhas Douradas)
- Praia Fluvial de Valhelhas ou Praia Fluvial do Rossio (Guarda)
- Praia Fluvial da Relva da Reboleira (Manteigas)
- Praia Fluvial de Loriga (Seia)
- Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros (Seia)
- Praia Fluvial do Poço da Broca (Seia)
- Praia Fluvial do Sabugueiro (Seia)
- Praia Fluvial da Vila Cova à Coelheira (Seia)
- Praia Fluvial do Doutor Pedro (Seia)
Para os mais aventureiros, a Serra da Estrela oferece o trajeto dos Passadiços do Mondego, com aproximadamente 12 quilómetros de extensão, inserido num território reconhecido pela UNESCO. Este percurso proporciona uma longa caminhada por trilhos com paisagens únicas. O trajeto desenvolve-se ao longo do Rio Mondego e de dois afluentes, o Ribeiro do Barrocal e o Rio Caldeirão. Durante o caminho, os visitantes têm acesso a lugares únicos, como o Miradouro do Mocho Real, cascatas e moinhos.
