O Dino Parque da Lourinhã recebeu uma adição fascinante nesta sexta-feira, 15 de março, com a introdução de um exemplar do Helicoprion, um dos tubarões mais peculiares que já existiram. Com 7 metros de comprimento e mais de 3 metros de altura, este tubarão pré-histórico é reconhecido pela sua mandíbula em forma de serra circular, que o torna uma das espécies mais intrigantes da sua época.

Originário do período Pérmico, há mais de 270 milhões de anos, o Helicoprion desafia os cientistas há décadas devido à sua estrutura esquelética única e à função desconhecida da sua mandíbula. Os fósseis encontrados revelam dentes dispostos em espiral, sugerindo uma possível função na abertura de conchas ou na captura de presas de forma singular.

Helicoprion-1024x732 Tubarão com 7 metros de comprimento e 270 milhões de anos emerge no Dino Parque

Apesar das incertezas sobre os hábitos alimentares e estratégias de caça, o Helicoprion e os seus parentes representam uma linhagem de tubarões gigantes que habitaram os oceanos antes da ascensão dos dinossauros, demonstrando uma diversidade e evolução interessantes nesta família de animais marinhos.

No Dino Parque da Lourinhã, os visitantes poderão observar uma réplica exata deste intrigante tubarão, proporcionando uma oportunidade única de conhecer mais sobre a vida marinha pré-histórica e a sua diversidade surpreendente.

Artigo anteriorÀ mesa da realeza: A gastronomia da Corte vai estar em debate no Palácio Nacional de Sintra
Próximo artigoA refeição mais cara do mundo custará 450.000 euros (e será servida num balão espacial)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui