O Vou Sair marcou presença na festa de comemoração do 1º aniversário do The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel, unidade hoteleira de cinco estrelas que pertence ao grupo The Editory Collection Hotels e que fica localizada na Estação Ferroviária de Santa Apolónia.
O hotel fica situado na Avenida Infante D. Henrique, mesmo em frente ao novo Terminal de Cruzeiros, e aposta num regresso à história da ferrovia portuguesa. Desde a receção, decorada com malas de viagem antigas; às fotografias de estações de comboio a preto e branco, da autoria de Jordi Llorella; até aos quartos com detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens: Tudo neste hotel remete para o tema das viagens de comboio.
O projeto resulta da reabilitação de uma parte da estação de comboios, inaugurada em 1865, que permitiu transformar cerca de 10.000 metros quadrados de construção distribuídos pela ala nascente e pisos superiores do corpo central da estação no novo hotel do grupo The Editory Collection Hotels, detido pela Sonae Capital.
A festa de celebração do 1º aniversário do hotel decorreu no dia 10 de março no restaurante Impulso (que está aberto também a não hóspedes). Com capacidade para 122 lugares sentados e a funcionar diariamente, sugere um embarque num espaço amplo com almoços executivos e jantares à carta. São cerca de 500 m2 que se dividem entre a zona de estar e o restaurante com cozinha aberta a evocar uma bilheteira com janelas para a própria estação.
Experimentámos alguns dos pratos mais icónicos do restaurante, como o atum em conserva caseira com escabeche de mexilhão; o presunto de porco preto com requeijão e abóbora; a sopa de cação; e o ossobuco estufado com vinho tinto e legumes, cremoso de batata e queijo de São Jorge. E ficámos completamente rendidos a esta carta, que nos leva numa viagem pelos sabores regionais portugueses.
O restaurante Impulso assume-se como uma ode à autenticidade: com uma carta repleta de opções para partilhar, os pratos são inspirados nos produtos que representam fielmente as várias linhas de ligação regional que confluem na Estação de Santa Apolónia. Produtos sazonais e sabores exclusivos de vários pontos do país servem de inspiração ao Chef André Silva para criar propostas contemporâneas de matriz regional que harmonizam com uma carta de vinhos portugueses das diferentes regiões.
Durante a festa, pudemos provar não só os vinhos como também os deliciosos cocktails de autor no bar, que fica no centro do restaurante e recria um ambiente que remete para o interior de uma carruagem-bar. Os nossos cocktails preferidos – e que são servidos até às 2 da manhã – foram o Negroni by Impulso, composto por ginga, campari e vermute; o Pêra Oeste, um cocktail com vodka e pêra; e o Aguardente & Laranja, com clara de ovo. Mas melhor do que o sabor das bebidas, só mesmo a simpatia dos barmens.
A festa de celebração do 1º aniversário do hotel foi acompanhada por uma banda de Jazz, e por várias duplas de bailarinos que dançaram Foxtrot. E, claro, um bolo de aniversário que replicava a icónica janela redonda, com um vitral colorido, da Junior Suite Rosácea (a suite mais instagramável do hotel).
Onde antigamente funcionavam os escritórios da Refer, hoje existem 126 quartos, com 11 tipologias. Além dos quartos com vista rio, existem outros com varanda e suites. São sóbrios, têm pormenores ‘vintage’ (como o telefone de disco em cima da mesinha de cabeceira) e muitos detalhes temáticos inspirados nas antigas carruagens. Os armários dos quartos, por exemplo, são abertos e com detalhes em metal, remontando para as estruturas dos comboios.
A maioria dos quartos ficam localizados num corredor de 130 metros, adornado com portas, azulejos e candeeiros dos antigos escritórios da Renfe. Nos átrios e corredores do hotel, os interiores também foram completados com peças das antigas instalações da Infraestruturas de Portugal, mas também com peças de antiquário.
Outra das valências do The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel é a Sala Nobre, preparada para acolher reuniões e eventos até 30 pessoas, sob um teto de estuque do século XIX, totalmente recuperado de acordo com a traça original. Para aqueles que não dispensam o bem estar físico, a unidade dispõe ainda de uma sala de fitness que está aberta 24 horas por dia.