A TAP anunciou o lançamento do seu 1º Festival de Cinema a Bordo, o Altitude Film Fest, uma iniciativa que celebra o mundo do cinema e visa proporcionar experiências únicas aos passageiros da companhia, enquanto promove o país, a sua cultura e as suas tradições. A inscrição no festival é gratuita e as candidaturas estão abertas até dia 30 de junho de 2024.
O festival oferece aos passageiros da TAP a oportunidade de desfrutar de uma seleção exclusiva de filmes durante os seus voos, proporcionando uma nova dimensão de entretenimento a 30 mil pés de altitude.
O Altitude Film Fest dá a possibilidade a realizadores de todos os cantos do mundo de competir em duas categorias, curtas-metragens documentais e de ficção, e de ver os seus filmes exibidos e votados “numa das maiores salas de cinema de Portugal”: o sistema de entretenimento a bordo dos aviões de longo curso da TAP Air Portugal. Os filmes submetidos devem ter foco na cultura portuguesa e/ou parte do filme deve ser rodado em território português.
Para cada categoria, será designado pela TAP um painel de jurados, composto por um grupo distinto de personalidades ligadas ao mundo do cinema, responsável pelo visionamento e seleção dos 10 filmes finalistas. Estes filmes serão depois disponibilizados no sistema de entretenimento a bordo da TAP durante o mês de outubro de 2024, permitindo que os passageiros assistam e participem na escolha dos vencedores, através de um inquérito na plataforma de entretenimento.
O apuramento dos vencedores consiste num processo que acontecerá em dois momentos distintos: 40% da pontuação final será atribuída pela avaliação do júri oficial do festival, composto por especialistas do setor cinematográfico; e 60% da pontuação final será determinada pela votação dos passageiros que viajam nos aviões da TAP equipados com sistema de entretenimento a bordo.
Os vencedores do Altitude Film Fest serão revelados num evento de entrega de prémios, a ser realizado no Dia Mundial do Cinema, a 5 de novembro de 2024, em Lisboa. Os filmes distinguidos com os prémios de melhor filme de ficção e melhor documentário serão recompensados com uma bolsa de viagens no valor de 3000 euros cada.