Com as temperaturas altas de verão, nada melhor do que um gelado para refrescar. Embora todos os gelados tenham a mesma proposta, nem todos são iguais. Por isso é importante saber escolher o sítio certo e reconhecer uma verdadeira gelataria.
Em muitos estabelecimentos, exibem cartazes de “gelataria italiana artesanal” quando, na realidade, não o são. Mesmo em Itália, nem todos os gelados são cem por cento artesanais, uma vez que os gelados industriais requerem menos esforço na preparação e oferecem maiores benefícios para o negócio.
Para evitar o desapontamento, conheça cinco passos para reconhecer uma verdadeira gelataria italiana:
Lista de ingredientes
É fundamental conhecer a quantidade de ingredientes no gelado que vamos consumir. Se pedir esta informação na gelataria e obtiver respostas vagas, é motivo para suspeitar, pois os gelados artesanais não contêm conservantes nem corantes.
Consistência
Se os gelados expostos no balcão tiverem uma consistência muito firme, provavelmente contêm gorduras hidrogenadas para evitar que derretam.
Cores
Gelados feitos com matérias-primas naturais não terão cores muito chamativas ou brilhantes. Por exemplo, o gelado de pistachio não será um verde intenso, e o de limão não será de um amarelo chamativo. Se o gelado apresentar cores muito brilhantes, é porque têm corantes artificiais.
Frutas da estação
Um gelado artesanal deve ser feito com frutas frescas, que não estão disponíveis o ano todo. Frutas congeladas podem ser usadas, mas não devem perder as suas propriedades.
O Gelado de Baunilha
Para descobrir se estamos perante um verdadeiro gelado artesanal, é indispensável observar o gelado de baunilha. A textura deve ter pontos escuros, o que indica o uso de vagens de baunilha reais, ao contrário da vanilina, um aroma sintético.