O restaurante Tasca da Memória, inserido no hotel Wine & Books Lisboa, na zona histórica entre Belém e a Ajuda, lançou a sua nova carta de primavera-verão, com assinatura de Vittorio Colleoni.
O Chef – que conta no currículo com uma estrela Michelin alcançada no restaurante “San Martino”, em Itália – propõe-se a reinventar o conceito de ‘tasca’ num hotel cinco estrelas, elevando ainda mais o nível do Tasca da Memória para uma experiência de fine dining. Apostando numa reformulação total face ao anterior menu do restaurante, Vittorio desenhou de raiz uma carta mais exclusiva, criativa, e que adapta na perfeição os melhores ingredientes locais.
Nas entradas, o Tasca da Memória destaca a Salada de bacalhau com húmus, uma combinação inesperada que resulta numa entrada surpreendentemente saborosa. A Salada de polvo é uma opção clássica, mas imperdível, enquanto o Camarão à bulhão pato é uma escolha ideal para partilhar com amigos e familiares. Para os amantes de Tempura, surge a opção de legumes crocantes acompanhados de maionese wasabi e molho ponzu. Já o Ceviche de garoupa com leite de tigre é uma entrada refrescante, enquanto o Caldo verde é uma escolha mais reconfortante e tradicional.
Nas opções de peixe, nota para o Bacalhau confitado com legumes cozidos, um prato que exemplifica a filosofia de Vittorio, juntando um símbolo da cozinha portuguesa com alimentos da época, como o aipo, a hortaliça e a beterraba, num misto de sabores portugueses e italianos – uma combinação que certamente irá surpreender os paladares mais exigentes.
O Polvo surge com uma apresentação sofisticada com espuma de batata fumada, croutons crocantes e tomate cherry confitado. Noutra opção, destaque para o Polvo panado e servido com um arroz de tomate saboroso e acompanhado por um molho tártaro. Além disso, estão disponíveis opções deliciosas, como o Salmonete com xerém de camarão, salicórnia e espargos brancos, e a Garoupa com um risotto cítrico e amêijoas – prato que nasce da combinação entre o sabor cítrico do limão e a frescura do peixe.
A seleção de pratos de carne promete satisfazer os amantes de sabores intensos. Destaca-se a Barriga de porco crocante, servida com couve roxa, marmelada e endívias, uma combinação que traz uma explosão de sabores. Outra opção é o Risotto “a La Mister Carlos”, feito com bochecha de porco preto e risotto de açafrão, para os apreciadores de pratos mais elaborados. O Magret de pato é outra opção, acompanhado por um puré de cenoura, gengibre e miso, acelgas e gel de romã. Para quem prefere uma carne mais clássica, o Lombo de novilho é servido com batata confit, echalota e molho bearnês, enquanto o Peito de peru recheado com tâmaras e amêndoas torradas, acompanhado por um puré de cherovia e bimis, é uma escolha surpreendente.
A sobremesa Portamisú é uma das estrelas da nova carta de sobremesas do restaurante do Grupo PBH. Uma variação do clássico Tiramisù, com a inclusão da bolacha Maria, um ingrediente típico da culinária portuguesa. Os amantes de sobremesas clássicas vão adorar as Farófias com crocante de amêndoas, enquanto os fãs de chocolate vão se deliciar com a sobremesa Consistência e temperaturas de mousse de chocolate com frutos vermelhos.
As Texturas de ananás com gelado de nata oferecem uma experiência refrescante e tropical, enquanto a Pera bêbeda com gelado de mascarpone, redução de vinho tinto e pau de canela é uma escolha perfeita para aqueles que procuram uma sobremesa com sabores mais complexos. A Tarte de três maçãs acompanhada por gelado de avelã e crumble de avelã é uma opção clássica, mas sofisticada. Por último, nota para delicados Macarons em porções de seis unidades, com um sabor suave e uma textura crocante, além da sobremesa Pistachio “surprise”.
A unidade do Grupo PBH está aberta ao público em geral, de segunda a domingo, das 10h30 às 22h30, e conta com uma esplanada e serviço de bar.