Porto, Portugal

Quando pensamos numa city break, vêm-nos à cabeça destinos como Roma, Barcelona, Berlim, mas há cidades que são altamente sobrevalorizadas e outras que, pelo contrário, são subestimadas e esquecidas. Num estudo intitulado “Underrated City Breaks”, a Bounce analisou no Tripadvisor mais de 100 cidades espalhadas pelo mundo, comparando o número total de atividades no destino com a percentagem de atrações com uma classificação de cinco estrelas, para revelar quais são os destinos urbanos mais subestimados e sobrevalorizados do mundo.

Cidades mais subestimadas

1 – Rodes, Grécia

Chegadas internacionais: 2,41m

Total de atividades: 327

Atrações com classificação de cinco estrelas: 124

% de atrações com classificação de cinco estrelas: 38%

Rodes refere-se tanto à ilha grega como à sua capital. Apesar de receber apenas 2,41 milhões de visitantes por ano, a cidade é altamente classificada entre os visitantes. 38% das atrações em Rodes foram classificadas com cinco estrelas, incluindo a sua famosa cidade medieval, uma das mais bem preservadas da Europa e Património Mundial da UNESCO.

2 – Marraquexe, Marrocos

Chegadas internacionais: 3.02m

Total de atividades: 3,375

Atrações com classificação de cinco estrelas: 1,856

% de atrações com classificação de cinco estrelas: 55%

Em segundo lugar está a cidade marroquina de Marraquexe, que recebe pouco mais de 3 milhões de visitantes por ano, sendo que 55% das suas atrações são consideradas dignas de cinco estrelas. A cidade abriga bonitas mesquitas, palácios e jardins e, tal como Rodes, Marraquexe é uma antiga cidade medieval, mas não recebe tantos visitantes como outras cidades europeias.

3 – Porto, Portugal

Chegadas internacionais: 2,49m

Total de atividades: 1,310

Atrações com classificação de cinco estrelas: 473

% de atrações com classificação de cinco estrelas: 36%

Ligado a Marraquexe, com um pouco menos de visitantes mas também com menos atrações altamente qualificadas é o Porto. Quem visita Portugal, desloca-se frequentemente à capital, mas as impressionantes pontes, as casas coloridas e, claro, o vinho da região fazem com que valha a pena visitar o Porto.

Cidades mais sobrevalorizadas

1 – Paris, França

Chegadas internacionais: 19.09m

Total de atividades: 8,097

Atrações com classificação de cinco estrelas: 1,575

% de atrações com classificação de cinco estrelas: 19

Paris recebe mais de 19 milhões de visitantes por ano, mas apenas 19% das suas atrações são classificadas pelos visitantes como tendo uma qualidade cinco estrelas. Sendo um destino tão frequentemente visitado, é natural que vá ser para todos os gostos, recebendo críticas relacionadas com o preço, multidões, e preocupações com a limpeza.

2 – Nova Iorque, Estados Unidos da América

Chegadas internacionais: 14.01m

Total de atividades: 5,596

Atrações com classificação de cinco estrelas: 1,292

% de atrações com classificação de cinco estrelas: 23%

Tal como Paris, Nova Iorque é extremamente popular, com 14 milhões de visitantes anuais, mas há destinos mais calmos com uma maior taxa de atracões de topo. Dito isto, a cidade tem mais de 5.500 atrações, por isso é natural que nem todas estejam num escalão superior, mas ainda há muito para o manter ocupado.

3 – Londres, Reino Unido

Chegadas internacionais: 19,56m

Total de atividades: 8,366

Atrações com classificação de cinco estrelas: 2,096

% de atrações com classificação de cinco estrelas: 25%

Apesar de ser a cidade mais visitada da nossa lista, a proporção de atrações de Londres é inferior a outras cidades. É claro que não deixa de ser uma cidade icónica que deve ser visitada pelo menos uma vez na vida, mas apenas 25% das suas atrações receberam uma classificação de cinco estrelas.

Artigo anteriorOs 10 melhores parques aquáticos da Europa (há dois portugueses)
Próximo artigoAlgarve, Ibiza e Tulum: Conheça os 8 melhores destinos do mundo para praticar yoga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui