A Qatar Airways, companhia de aviação nacional do Qatar, foi considerada pela eDreams a melhor companhia aérea do mundo durante a pandemia. Neste estudo anual feito pelo agência de viagens online, a americana Delta Air Lines e a japonesa All Nippon Airways, ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Para elaborar este estudo anual, a eDreams realizou uma avaliação global tendo em conta quatro critérios principais: Reembolsos, Fiabilidade, Experiência e Segurança. A avaliação realizou-se através de dados recolhidos dos websites das companhias aéreas, informação fornecida pelos clientes da eDreams nas suas apreciações pós-voo e outros dados internos da plataforma eDreams.
A categoria de Reembolsos teve em conta a taxa de autorização dos mesmos e o tempo médio em que foram processados. A Qatar Airways fica em primeiro lugar ex aqueo nesta categoria, juntamente com a British Airways e a Delta Air Lines, todas tendo obtido a máxima pontuação (5/5 pontos).
Na categoria da Fiabilidade, que considerou o cumprimento das companhias aéreas em relação ao calendário de voos programados, nomeadamente a taxa de voos cancelados, é novamente a Qatar Airways a liderar o ranking (4.2 pontos), à frente da KLM Royal Dutch Airlines e da Turkish Airlines (ambas com 4.1 pontos).
A Experiência dos clientes também teve a sua quota-parte neste estudo, sendo que a All Nippon Airways liderou a categoria (4.15 pontos), ligeiramente à frente da Qatar Airways (4 pontos). Os clientes avaliaram não só a sua experiência global de voo, como o valor que consideraram obter pelo dinheiro pago.
Finalmente, a categoria de Segurança ganhou especial relevância este ano, tendo em conta a situação de pandemia vivida e as imposições e restrições que tal trouxe ao mundo das viagens. Foram avaliadas as medidas de segurança de todas as companhias, incluindo parâmetros como check-in contactless, capacidade reduzida dos voos, verificação da temperatura corporal ou disponibilização de kits de higiene, entre vários outros. Neste ponto, foram muitas as companhias a demonstrar um elevado nível de preocupação, destacando-se a Delta Air Lines com a máxima pontuação (5 pontos) e seguindo-se a Qatar Airways e a Air Nippon (4.4 pontos), entre várias outras com a mesma classificação.