No âmbito das celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na próxima terça-feira, 18 de abril, os 25 museus, monumentos e palácios geridos pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) têm entrada gratuita.
Sob o mote “Património em Mudança”, o programa conta também com mais de 200 atividades, que decorrem de norte a sul do país e ilhas e se concentram maioritariamente entre os dias 18 e 23 deste mês.
Sob este mote pretende o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), “transmitir ao público que o conhecimento e as práticas tradicionais, assim como a versatilidade do património cultural podem fazer parte das soluções face a um mundo em mudança”, propondo “sensibilizar o público para a diversidade, a capacidade de resiliência, a inovação e a contemporaneidade do património cultural e, simultaneamente, apelar à sua salvaguarda e divulgação”.
Em Lisboa, há diversas atividades interessantes a acontecer no dia 18 de abril, como visitas guiadas ao Museu Nacional dos Coches, ao Palácio Nacional da Ajuda e ao Museu Nacional de Etnologia. Além disso, haverá um concerto noturno no Mosteiro dos Jerónimos em celebração aos 400 anos da morte do compositor inglês William Byrd, duas conferências no Museu Nacional do Traje sobre a relevância da família Palmela no século XIX, e a apresentação do projeto “Inspirações Sonoras”, que consiste em seis curtos vídeos musicais produzidos em colaboração com a Videoteca da Câmara Municipal de Lisboa, no Panteão Nacional. Todas essas atividades são gratuitas, mas há também outras opções disponíveis para explorar tanto em Lisboa como fora dela.
Em Portugal, as atividades a desenvolver entre a próxima terça-feira e o domingo seguinte, 23 de abril, estão disponíveis online.