O Portimão Surfest regressa à Praia da Rocha, no Algarve, de 5 a 9 de março. O festival é composto por várias provas, tendo como “grande destaque” o Campeonato Mundial de Surf Adaptado, previsto para os dias 7, 8 e 9 de março. Esta será a primeira etapa do circuito mundial, de um total de cinco, onde competem os surfistas adaptados de topo.
Neste ranking está incluído o português Pedro Palma, que, ao lado do treinador Filipe Costa, já conquistou pódios em provas europeias e mundiais, e que estará em “casa”, o que é motivo para atrair a população à Área Desportiva da Praia da Rocha num movimento de apoio.
Há ainda, nos dias 5 e 6, outro ponto alto com a realização do Portimão Pro Júnior, no fim de semana de 8 e 9 de março. O Campeonato de Surf Sub-21 destina-se a praticantes com menos de 20 anos e reúne os melhores talentos do país, onde cabem nomes como os atletas locais Louis Escudeiro, Suri Rodrigues e João Bernardino.
A anteceder estas duas provas, que farão deslocar ao concelho mais de uma centena de atletas, terá ainda lugar o Arade Clássico, a 5 e 6 de março, inserido num festival que valoriza o espírito da modalidade num ambiente descontraído, promovendo o respeito pela natureza e pela cultura local. Será a terceira edição do evento, dirigido por João Bracourt, fotógrafo e artista internacional, residente em Portimão.
Uma das atrações do Arade Clássico será a mostra coletiva de fotografia, ilustração, pintura, escultura e artesanato, patente na antiga lota da cidade, entre 5 e 9 de março, e que pode ser visitada das 18h00 às 23h00.
No âmbito da primeira edição do “Portimão Surfest”, com entrada gratuita, vai ser criado um recinto junto à Área Desportiva da Praia da Rocha, que terá uma zona de competição junto ao mar e uma área de feira de 75 metros quadrados com stands de roupa, comida, bebida, artesanato, pranchas de surf e obras de arte.
Além das competições, o festival será animado por música e por atuações de DJ, diariamente até às 19h00.