Num mundo cada vez mais agitado, fugir do caos das grandes cidades e procurar lugares mais calmos pode ser o ideal para se desconectar do stress. A Musement, plataforma de reserva de atividades, reuniu os 10 melhores destinos para uma viagem tranquila e relaxante, em ligação com a natureza:
Vatnajökull, Islândia
Com mais de 8.000 quilómetros quadrados de superfície, Vatnajökull ocupa quase 10% do território islandês. Além disso, é considerado o terceiro maior glaciar do mundo e o segundo da Europa. Neste ambiente natural, a paz e a tranquilidade combinam com as deslumbrantes paisagens.
Algar do Carvão, Portugal
Situado nos Açores, na Ilha Terceira, o silêncio e a magia do vulcão Guilherme Moniz encantam os exploradores que entram no seu interior. É possível descer até cerca de 100 metros de profundidade para se ir ao encontro de uma lagoa de águas cristalinas. É a maior caldeira dos Açores, formando uma das cavidades vulcânicas mais peculiares de todo o mundo.
Ilha Chrissi, Grécia
Viajar para esta ilha mediterrânica não significa apenas descobrir um destino isolado e tranquilo, mas também conhecer um local onde o contacto com a natureza gera experiências únicas. A Ilha de Chrissi é o refúgio natural perfeito para quem quer desfrutar de momentos de solidão e silêncio.
Phillip Island, Austrália
Nesta ilha longínqua, no estado de Victoria, pode-se assistir todas as tardes ao “Desfile dos Pinguins“, um dos espetáculos mais impressionantes que a natureza tem para oferecer. Através de uma plataforma elevada é possível observar, a poucos centímetros de distância, os rituais noturnos dos animais.
Goa, Índia
Uma das melhores maneiras de desconectar da vida diária é viajar para a Índia, um lugar onde é possível desintoxicar da rotina e do stress. Na ilha de Divar, no Mercure Goa Divaaya Retreat, pode reequilibrar os chakras com sessões de Pratha e Kriya, em absoluto silêncio.
Cabo Polonio, Uruguai
Esta cidade da costa do Uruguai é um dos poucos lugares no mundo que permite estar totalmente só. Aqui, são as dunas que marcam os limites da pequena vila, onde a única eletricidade que chega é para o farol, o maior símbolo do local. O Cabo Polonio possui duas praias, La Playa Sur e a e Playa Norte.
Makgadikgadi Pans, Botsuana
O Makgadikgadi Pan é uma das maiores salinas do mundo, com 3.900 quilómetros quadrados de puro deserto no nordeste de Botsuana . Aqui os visitantes poderão vivenciar a magnitude e imensidão do deserto, bem como o isolamento de todos os sinais de civilização.
Parque Nacional Olímpico, Estados Unidos
Dentro deste parque natural, no estado de Washington está escondido um fragmento da natureza cheio de silêncio natural localizado no Monte Tom Creek Meadows. É o lugar ideal para fechar os olhos, conectar-se com a Terra e ouvir por alguns minutos o ambiente circundante.
Tak Be Ha Cenote, México
As cavernas subaquáticas em forma de catedral da Península de Yucatán estão entre os últimos lugares intocados do mundo. E entre as suas quase 7.000 cavernas, o cenote Tak Be Ha é um dos mais silenciosos, com um silêncio interrompido apenas pelo gotejar ocasional de água.
Zurique, Suíça
É uma das cidades mais importantes da Suíça e, de acordo com o Índice Mundial de Audição, responsável pela medição do ruído nas cidades, Zurique é a cidade mais silenciosa do mundo, ou seja, a que apresenta menos poluição sonora. Para chegar a esse resultado, 200.000 testes de audição foram realizados em 50 locais ao redor do mundo.