Miguel Varela, chef e responsável do Montargil Monte Novo, unidade do Grupo PBH, reforça a sua aposta em fundir tradição com inovação, colocando em prática a filosofia ‘farm to table’, na nova carta de almoço e jantar.

Inspirado na privilegiada localização no coração do Alto Alentejo, região conhecida pelas suas tradições gastronómicas, o chef utilizou essa rica herança culinária para desenhar um menu distinto para o almoço e para o jantar, que homenageia a diversidade e autenticidade da gastronomia alentejana. Com um foco especial na utilização de produtos locais, frescos e sazonais, elaborou pratos que refletem a época do ano em que são servidos.

É no novo menu de jantar – que está disponível das 19h30 às 22h00 – que o Chef Miguel Varela explora a culinária alentejana em pleno, com criatividade e diversidade, apresentando saborosos pratos típicos da região. As entradas incluem uma tábua de enchidos e queijos alentejanos; legumes da horta com maionese roxa; e alheira de caça com grelos. As sopas e caldos tradicionais do Alentejo são apresentados em pratos como o bacalhau com pão alentejano (Açorda Alentejana); a tomatada e toucinho; além de um cremoso de legumes locais.

O arroz carolino é um dos protagonistas deste menu, sendo utilizado em pratos como arroz com garoupa e gambas, arroz com cogumelos selvagens e espargos, ou arroz com filete de polvo panado com beterraba.

Entre os pratos de peixe, destacam-se o lombo de bacalhau com pimentos; o filete de garoupa com couscous; e o polvo com grelos. Para as carnes, há opções como o carré de porco preto com maçã; o muito típico borrego com hortelã; ou a vazia de novilho Black Angus com pão alentejano, tomate e coentros.

As sobremesas incluem opções como a pera bêbeda com amêndoa e creme de ovo, chocolate 56% cacau e puré de frutos vermelhos e suspiros, e sericaias com gomos e doce de laranja.

A carta de almoço – que está disponível das 12h30 às 18h00 – apresenta um conceito de petiscos e snacks, com opções para quem procura uma refeição leve e descontraída. Nota nas entradas para o queijo de ovelha e a tábua de enchidos de porco preto da região (que inclui presunto, paio e lombo de porco preto). Para aqueles que preferem um sabor mais intenso, as moelas picantes na tomatada são uma excelente opção. Os ovos rotos MMN (batata frita, enchidos e ovos estrelados) também figuram na lista de entradas.

O pão alentejano e a estrela da seção de snacks, com diversas opções, tais como a tosta de salmão; a tosta club (com bacon, ovo, tomate, frango e batata frita); ou a tosta vegan (que inclui cogumelos, tomate, cebola crocante, curgete e aipo-bola). Destaque ainda para o prego ou bifana no bolo do caco e o hambúrguer de novilho.

No que diz respeito às saladas, destaca-se a salada mista, salada de frango, salada de salmão e salada vegan. Para acompanhar, há molhos como maionese de alho assado, molho de anchovas ou de alcaparras. Na seção das massas, é possível escolher entre esparguete ou penne, com molhos como a carbonara, molho de tomate e orégãos, molho pesto e molho bolonhesa.

Artigo anteriorEstá aberta a época termal nas Termas de Unhais da Serra
Próximo artigoQuer aprender sobre Iconografia? O Museu de Machado de Castro tem o curso ideal para si

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui