Porto

O Ideal Clube de Fado abre esta sexta-feira, 22 de julho, um novo espaço na Rua do Ateneu Comercial no Porto, dedicado à mais autêntica tradição clássica do Fado. Em muitos aspetos do fado tradicional mais conhecido, a emoção do artista, a liberdade temática da canção, a improvisação musical e a cumplicidade com o público são elementos fundamentais de todo concerto.

O evento do Ideal Clube de Fado começou em 2019 no restaurante e bar Galeria de Paris, propondo concertos diários dedicados ao Fado tradicional. O conceito, único no país, contraria a tendência de adaptar o repertório dos fadistas, incluindo marchas, folclore e outras canções, para tornar o fado mais comercial e turístico.

No novo espaço do Ideal Clube de Fado, além de um concerto de puro fado todos os fins de tarde, sextas, sábados e domingos vão prestar homenagem a quem marcou profundamente a história do fado. Paralelamente, haverá um programa de concertos de fado dedicados a temas específicos, aulas de canto de fado, guitarra portuguesa e viola, workshops e tertúlias de poesia de fado tradicional.

O concerto de abertura, que terá lugar esta sexta-feira às 21h00, vai homenagear Fontes Rocha e Beatriz da Conceição, duas figuras do Fado portuense, com interpretação de Carla Cortez, Fernanda Moreira, Gina Santos e Pedro Ferreira. O acompanhamento conta com Mário Henriques na guitarra portuguesa e Ricardo Pons na viola.

Artigo anteriorFlixbus tem viagens para a Costa Vicentina a partir de 2,99€
Próximo artigoO Praia da Villa está de regresso ao Algarve para as noites de verão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui