O elevador exterior mais alto do mundo pode ter duas décadas, mas permanece tão popular como sempre, oferecendo vistas desimpedidas de um parque nacional que muitos acreditam ter inspirado o cenário do filme “Avatar” de 2009.

O Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, em Hunan, China, é famoso pelas suas formações de calcário corroído em forma de pilares, e tem uma semelhança notável com a paisagem flutuante do mundo extraterrestre Pandora, que desempenha um papel de protagonista no filme.

O Elevador Bailong, que é feito de vidro e aço e tem 326 metros de altura, foi construído na beira de um penhasco no parque nacional e oferece vistas deslumbrantes das formações rochosas.

É composto por três elevadores de dois andares, cada um dos quais pode transportar até 46 visitantes pela montanha em menos de dois minutos por viagem. O elevador serve de porta de entrada para algumas das principais atracões do parque, incluindo o Golden Whip Stream, a Montanha Tianzi e vistas para a Montanha Aleluia. Em alternativa, os visitantes podem subir a montanha, o que demora cerca de 2 horas e meia.

Completado em 2002 com um preço total de 180 milhões de RMB (26 milhões de euros), o elevador nem sempre tem sido celebrado. Peritos e académicos locais criticaram inicialmente o projeto, dizendo que a construção do elevador Bailong, que começou em 1999, danificou o cenário natural.

Devido a debates e preocupações de segurança, as operações do elevador foram interrompidas três meses após a sua primeira abertura. A demolição foi discutida, mas o elevador acabou por reabrir 10 meses mais tarde – uma saga documentada pela emissora estatal CCTV da China.

Cerca de 20 anos após a sua abertura, o elevador Bailong provou ser uma das atrações mais populares do parque, transportando mais de 60 milhões de turistas nas últimas duas décadas.

Zhangjiajie é também o lar do bungee jump mais alto do mundo – que está localizado na famosa Ponte de Vidro de Zhangjiajie Grand Canyon, considerada a ponte de vidro mais alta e mais longa do mundo quando foi aberta em 2016.

Artigo anteriorChef Luís Brito junta-se a grupo de excelência e participa na terceira edição do The Art of Flavours 2022
Próximo artigo5 razões para visitar a Coreia do Sul, o país que mistura a modernidade com a tradição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui