Agosto pode ter acabado, mas a região do Algarve ainda tem muito para descobrir. Música, teatro, dança, exposições, performances, desporto. Consulte a edição de setembro do Guia Algarve, disponível aqui para download gratuito, para saber o que fazer, quando e onde.
Começamos pela música. Os primeiros dias do mês veem chegar as Noites F ao largo da Sé de Faro, com vários artistas portugueses no cartaz deste “festival” de fim de verão. Pedro Abrunhosa com Orquestra Clássica do Sul (dia 3), Aurea, Carolina Deslandes, Marisa Liz e Rita Redshoes com Orquestra Clássica do Sul (dia 4), e os D.A.M.A., que convidam AGIR, IRMA, Bárbara Bandeira e Bárbara Tinoco para partilhar o palco (dia 5), estes são os grupos que atuam nesta edição, sempre às 21h30.
Nos dias 10 e 11 e como forma de homenagear dois grandes nomes do fado: Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, o Quinteto de Jazz de Lisboa canta “Saudade” e no dia 11 o pianista Júlio Resende interpreta “Carta Aberta a Amália Rodrigues”, ambos no Centro Cultural de Lagos, às 21h30.
Destaque ainda para o 8.º Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, entre os dias 11 de setembro e 1 de outubro, em vários locais do concelho, para o concerto de Tiago Bettencourt no castelo de Silves (dia 3, às 22h) e para o evento Verão em Tavira, com quatro concertos de 2 a 5 de setembro que culminam com a subida ao palco dos Amor Electro, no parque do Palácio da Galeria, às 22h.
Nos dias 12, 19 e 26 é a vez dos DiVam – Concertos ao Entardecer na Fortaleza de Sagres, que contam com a presença de Luís Severo (dia 12), EVAYA (dia 19) e Junno (dia 26) a cantarem neste monumento que deve a sua origem ao infante D. Henrique.
Passando agora da música para o teatro. De 3 de setembro a 17 de outubro acontece a BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, em Faro, onde as novas linguagens entre o performativo e o visual encontram espaço. No dia 11, o Cineteatro Louletano recebe a peça Catarina e a beleza de matar fascistas, de Tiago Rodrigues. Inserida numa família que tem a tradição de matar fascistas, Catarina instala o conflito quando se recusa a tirar a vida a uma pessoa partidária daquele regime político. Para ver às 21h.
Entretanto, em Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, outra arte cativará adultos e crianças: as marionetas vão ganhar vida em mais uma edição do FOMe (Festival de Objetos e Marionetas & Outros Comeres). De 4 de setembro a 25 de outubro, o público poderá observar as marionetas em todas as suas formas, estéticas, técnicas e materiais, através do olhar sensível dos artistas que as manipulam. Pode consultar aqui toda a programação.
Na dança, salienta-se o XIX Festival de Flamenco de Lagos, o mais antigo do género que se realiza em Portugal. As guitarras, as vozes carregadas de emoção e a paixão do baile levarão o público até ao flamenco mais profundo, de 16 a 18 de setembro, no Centro Cultural de Lagos.
Pelo Teatro das Figuras de Faro vai passar o festival Dance, Dance, Dance (de 8 a 18) e uma interpretação de Romeu e Julieta, pelo Quorum Ballet, nos dias 25 e 26, enquanto o Cineteatro Louletano acolherá o espetáculo Last, de Paulo Ribeiro (dia 30).
Se prefere outras opções para ocupar os tempos livres em setembro, tem exposições, feiras e eventos desportivos – como o Campeonato Nacional de Classe Dragão, umas das mais prestigiantes provas de vela ligeira, de 16 a 19 em Vilamoura e uma Rota do Petisco com os melhores pitéus da região e do mundo, nos restaurantes aderentes à iniciativa (de 10 de setembro a 10 de outubro).
Nota: Dada a atual situação pandémica, sugere-se que todos os interessados consultem previamente o site oficial do VisitAlgarve ou o site dos respetivos eventos, de modo a terem acesso a informação atualizada sobre possíveis cancelamentos ou reagendamentos.