O Design Museum, em Londres, vai celebrar os 65 anos da Barbie com uma nova exposição que inclui 180 bonecas que abrangem sete décadas, para explorar a evolução do design. A exposição, que teve início na passada sexta-feira, dia 5 de julho, estará disponível até ao dia 23 de fevereiro.
Para celebrar o 65º aniversário da boneca, o Design Museum vai expor mais de 250 objetos, com bonecas raras, únicas e inovadoras feitas desde 1959 até aos dias de hoje. Pode encontrar exposto uma Barbie original de 1959 em fato de banho de riscas pretas e brancas, um protótipo de 1968 de uma Barbie falante dos arquivos da Mattel, a Barbie Peaches ‘N Cream da década de 1980, e a Barbie astronauta, que foi feita à semelhança da primeira capitã da ISS, Samantha Cristoforetti.
A Barbie astronauta, nunca antes exposta em público, foi levada em abril de 2022 por Cristoforetti, numa missão de 170 dias na Estação Espacial Internacional. Os visitantes poderão também ver a Barbie Sunset Malibu de 1971, a Barbie Day to Night de 1985, concebida para refletir a revolução no local de trabalho das mulheres na década de 1980, e a Barbie Totally Hair de 1992, a mais vendida de todos os tempos.
Kim Culmone, vice-presidente sénior de Design da Mattel, a empresa que concebeu a boneca, explicou a razão pela qual a Barbie teve um ressurgimento nos últimos anos. “Ela sempre fez parte da cultura, mas agora, em particular, penso que as pessoas se apercebem da profundidade e da elasticidade de uma marca como a Barbie. Ela é muito mais do que uma simples boneca”.
Estarão também expostos exemplos das primeiras bonecas da Barbie negras, hispânicas e asiáticas, bem como a primeira boneca com síndrome de Down, a primeira a utilizar uma cadeira de rodas e a primeira a ser concebida com uma forma corporal “curvilínea”.
A curadora da exposição do Design Museum em Londres, Danielle Thom, explicou que “do ponto de vista do Museu do Design, o que queríamos realmente fazer era olhar para a Barbie através de uma lente de design”. Acrescentou ainda que “o que muitas pessoas não sabem é como estas bonecas foram criadas e porque é que foram criadas, e porque é que têm o aspeto que têm. Estas coisas não são concebidas isoladamente. Estão ligadas à cultura popular de muitas formas e nós quisemos explorar isso”.
Os bilhetes para adultos têm um custo a partir de 13,29 euros e para os estudantes de 9,95 euros. As crianças dos 6 aos 15 anos pagam 6,64 euros e os menores de 6 anos não precisam de pagar entrada. Para reservar os bilhetes desta exposição, consulte o site da the Design Museum.
Fotogaleria da exposição (Créditos: Design Museum):