O Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, foi estabelecido em 1977 pelo ICOM para aumentar a consciencialização pública sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade, lançando a cada ano um novo tema celebrado por museus de todo o mundo.
Este ano, o Museu do Pão, em Seia, associa-se a este evento internacional com uma programação alinhada com o tema definido e reforçando os laços do museu com a sociedade através de atividades culturais para todos os públicos.
Em 2022, sob o mote “O Poder dos Museus”, destaca-se o poder dos museus para transformar o mundo, como lugares incomparáveis de descoberta que ensinam sobre o passado e abrem horizontes para novas ideias.
Os museus desempenham um relevante papel de intervenção na sociedade através da sua relação com a comunidade, com a cultura e com a educação.
O Museu do Pão associa-se a este evento com um programa diversificado e acessível a todos. Na noite de 14 de maio, as famílias serão convidadas a amassar o seu próprio pão, que será cozido no forno a lenha do museu, enquanto aprendem mais sobre o pão e sobre a sua história.
A 18 de maio, as escolas portuguesas do 1º e 2º ciclo serão convidadas a participar num peddypaper em torno do tema do ciclo do pão. Crianças dos 6 aos 12 anos de todo o país terão a possibilidade de passar um dia divertido, enquanto aprendem sobre o mais universal de todos os alimentos.
Os dois eventos são gratuitos, mas de inscrição prévia obrigatória. Conheça as condições de participação através do site.