Serenidade, contemplação, arte e bem-estar, esta é a proposta das novas “Visitas em meditação” do Museu do Oriente, que vão decorrer aos sábados, nos dias 4 de fevereiro, 4 de março e 1 de abril.

As “Visitas em Meditação” olham arte e “mindfulness” como complementos naturais, ambos convidam à reflexão e à introspeção, promovendo o bem-estar. Cada visita combina exercícios de “mindfulness” e uma meditação guiada em torno de peças específicas, cultivando harmonia interior, o poder dos sentidos e a e conexão com as obras de arte.

Aliando o “mindfulness”, ou atenção plena, à contemplação das obras em exposição, as visitas oferecem uma experiência enriquecedora do museu. Estas visitem decorrem das 10:00 às 11:30, tem um limite máximo de 20 participantes, e o custo de 20€ por pessoa.

Já para os interessados em aprofundar esta prática e aplicá-la no seu quotidiano, o museu organiza o Curso Online de Mindfulness, a partir de 2 de fevereiro, com a duração de 8 semanas.

Focando o treino da atenção plena, o Curso de Minfulness permite desenvolver competências para gerir sentimentos e emoções desafiantes de um quotidiano cada vez mais exigente. Ensinando a recentrar a atenção no presente, o Mindfulness ajuda a reduzir a ansiedade, o cansaço e o stress. Adicionalmente, contribui para aumentar a qualidade do sono, a memória, a concentração e a produtividade.

A decorrer online, de 2 de fevereiro a 30 de março, o curso integra exercícios, meditações guiadas e um retiro de silêncio. No dia 2 de fevereiro, a sessão de orientação decorre entre as 18:30 e as 20:00 e as sessões seguintes – no dias 9, 16 e 23 de fevereiro; e 2, 9, 16, 23 e 30 de março – funcionam entre as 18:30 e as 21:00. O Retiro do Silêncio será no dia 18 de março, entre as 10:00 e as 16:00. Este curso tem o limite máximo de 16 participantes e tem o custo de 150€ por pessoa.

As Visitas em Meditação e o Curso de Mindfulness são orientados por Mário Rodrigues, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Neuropsicologia. É instrutor em vários programas de intervenção baseados em Mindfulness, com aplicação em contexto clínico, desportivo e organizacional.

Artigo anteriorMetro Art: Há um novo espaço de arte e criatividade em Banguecoque (e tem entrada gratuita)
Próximo artigoAs novas toalhas da Brasileira do Chiado são ilustrações que prestam homenagem a Lisboa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui