Museu do Design e da Moda. Créditos: MUDE

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, reabriu portas na passada quinta-feira, dia 25, para oferecer aos visitantes um percurso por 300 anos de transformações de um edifício histórico da baixa pombalina. O primeiro fim-de-semana de abertura terá entrada gratuita.

Instalado em 2009 na antiga sede do Banco Nacional Ultramarino (BNU), o museu entrou em obras em 2016, interrompidas de 2018 a maio de 2021 devido à insolvência da empresa construtora, impondo a revisão de todo o projeto, e a abertura de um novo concurso público internacional, em maio de 2021.

Dedicado a todas as expressões do design, que se espelham no seu acervo, o MUDE possui atualmente quase 17.000 peças e, destas, 1.362 estão integradas na “Coleção Francisco Capelo”, comprada ao colecionador pelo município de Lisboa em 2002, segundo o museu.

No final de setembro, deverá abrir a exposição com base no acervo, que além das peças da “Coleção Francisco Capelo”, reúne os restantes 15.589 itens incorporados desde 2009, resultado de doações e depósitos de longa duração.

No total, o acervo conta hoje com 15 coleções, estando mais três coleções em fase de incorporação.

Artigo anteriorHotel de Louboutin, em Melides, eleito um dos melhores do mundo em 2024 pela revista Time
Próximo artigoSol, mar e agitação: Eis as 8 praias mais sobrelotadas do mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui