O israelita Yariv Paz não precisou da pandemia para abrandar o ritmo de trabalho e desligar-se da vida que levava nos Países Baixos onde viveu e trabalhou durante 25 anos. Dono de uma empresa de construção, Yariv decidiu há sete anos explorar o seu lado mais espiritual e privilegiar o contacto com a natureza, ajudando outras pessoas a fazerem o mesmo. Encontrou em Portugal o país perfeito para esta mudança de vida: “Visitei Portugal e as zonas rurais. Foi exatamente o que imaginei na minha cabeça, bela natureza, gente tranquila e simpática por perto. Não preciso de mais nada, pensei”.

image_6483441-1024x576 MamaAdama: Visitámos o refúgio de alpacas de Grândola e não aguentámos tanta fofura

Depois de visitar mais de 100 propriedades, encontrou em Grândola “a terra prometida” para desenvolver o projeto MamaAdama, que em hebraico significa mãe natureza. É um retiro de meditação, contacto com a natureza e com os animais em pleno Alentejo. “O Alentejo é uma zona bonita, vilas pequenas e pouco desenvolvidas, é exatamente o que precisamos especialmente nestes dias, em que queremos voltar ao básico…”, afirma.

Para construir este retiro na natureza, Yariv inspirou-se em alguns locais e comunidades que conheceu ao longo das suas viagens um pouco por todo o mundo. Nos últimos cinco anos, tem vindo a desenvolver a MamaAdama e a receber visitas de quem procura contacto com a natureza e com os animais da quinta, especialmente as alpacas, animal nativo da América do Sul, pouco habitual deste lado do Atlântico.

As alpacas da MamaAdama vieram dos Países Baixos através de serviços especiais de transporte de animais. “Foi difícil trazê-las, porque em Portugal não existem muitas alpacas e a burocracia era difícil, mas conseguimos”, conta.

No início eram 10 alpacas e, apesar de algumas não terem sobrevivido porque não se adaptaram à comida, hoje em dia continuam a ser 10, porque entretanto já nasceram algumas na quinta de Grândola.

Pertencentes à família dos camelídeos, as alpacas podem ser encontradas na América do Sul, na região dos Andes. Em comparação com os lamas, têm pêlo mais longo e macio. A sua criação tem como objetivo principal a lã. “É um material muito original e hipoalergénico, que pode ter 52 cores naturais, não havendo necessidade de recorrer à indústria química para fazer roupas”, explica Yariv Paz.

203257962_2480524042093156_2910195151405469579_n-1024x1024 MamaAdama: Visitámos o refúgio de alpacas de Grândola e não aguentámos tanta fofura
Yariv Paz abriu a MamaAdama em 2016

Yariv conduz as visitas à MamaAdama. Existem dois passeios por dia, às 10h00 e às 17h00, dependendo da época, mas é aconselhável reservar com antecedência, “porque normalmente os passeios estão lotados”. O passeio custa 15€ por pessoa, dura cerca de uma hora e inclui a visita às alpacas, cabras e cavalos. É possível alimentar e conhecer a personalidade dos animais, principalmente das alpacas. Tímidas, mas curiosas, aproximam-se de nós. Yariv passa-nos uma tigela com ração para as mãos e segue-se meia-hora de pura ternura capaz de derreter qualquer coração. As alpacas vêm comer à nossa mão, e, com sorte e alguma astúcia, conseguimos acariciá-las. Ela e Mony são os ‘bebés’ mais novos e Luchye e Deloris os mais velhos. “São todos fofos e simpáticos, cada um tem o seu carácter”, refere Yariv, sempre pronto a esclarecer a nossa curiosidade sobre este animal com níveis de fofura acima da média.

125185839_2280745182071044_4386980616589345640_n-1024x1024 MamaAdama: Visitámos o refúgio de alpacas de Grândola e não aguentámos tanta fofura
Ela é a mais nova das alpacas da MamaAdama

Num futuro próximo, a MamaAdama irá promover sessões de ioga com alpacas e cabras. Hoje em dia é possível dormir na quinta, num dos poucos quartos que a propriedade oferece ou nas tendas montadas no meio da natureza. Yariv Paz está a finalizar as obras de construção de mais sete quartos e duas moradias privadas para famílias, um restaurante e piscina.

“A partir de abril teremos retiros de ioga, meditação e qigong para pequenos grupos de até 15 pessoas”, conclui.

Para reservar um tour na MamaAdama: via WhatsApp +31623832312

Artigo anteriorMundo de Luísa: O novo restaurante dos armazéns Marques Soares no Porto
Próximo artigoPizzaria Massa Fina no Estoril reabre com novidades no menu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui