Padrão dos Descobrimentos

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, cujo tema este ano é “Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza”, volta a proporcionar a oportunidade de visitar museus e monumentos de forma totalmente gratuita.

Na próxima quinta-feira, 18 de abril, vários museus e monumentos de Lisboa abrirão suas portas gratuitamente para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Além da entrada gratuita em muitos destes espaços culturais, serão sugeridas várias atividades e programas para explorar e descobrir, especialmente neste dia.

Já foram divulgados alguns dos locais que estarão abertos gratuitamente neste Dia Internacional dos Monumentos e Sítios:

Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos

O Porto de Lisboa e o World Monuments Fund promovem uma visita guiada aberta ao público à obra de conservação e restauro dos painéis de Almada Negreiros e das molduras em pedra da Gare Marítima da Rocha do Conde d’Óbidos. A visita presencial ocorre entre as 17h e as 19h, sendo necessária inscrição através deste formulário.

Amoreiras e Museu da Água

Amoreiras-360°-Panoramic-View-e1712833523894-1024x618 Lisboa celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com entradas gratuitas esta semana

O Centro Comercial das Amoreiras junta-se à celebração e, no dia 18 de abril, oferece acesso gratuito ao seu ex-libris, o Amoreiras 360º Panoramic View. Em conjunto com o Museu da Água, será organizada a “Lisboa 360°”, uma visita guiada gratuita que inclui três locais para explorar na capital: Aqueduto das Águas Livres, Amoreiras 360° Panoramic View e Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras. A inscrição para este passeio é obrigatória, com uma limitação de 25 participantes, e pode ser feita por telefone (+351 218 100 215) ou via e-mail para mda.epal@adp.pt.

Galerias Romanas

Os bilhetes já se encontram esgotados, infelizmente, mas é importante mencionar que este ano a abertura das galerias romanas ocorrerá precisamente no dia seguinte ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, nos dias 19, 20, 21 e 22 de abril. O acesso às Galerias Romanas é feito através de um alçapão localizado na Rua da Conceição, que é aberto para visitas pelo menos duas vezes por ano desde a década de 80. Resta aguardar pela próxima oportunidade.

Mosteiro de São Vicente de Fora e Panteão Nacional

O Mosteiro e o Panteão convidam a visitar “Dois Monumentos, Três Panteões”, nos dias 17 e 18 de abril, às 15 horas. Trata-se de uma visita guiada temática a ambos os monumentos e aos panteões que se encontram no seu interior. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para museu@patriarcado-lisboa.pt.

Padrão dos Descobrimentos

O Padrão dos Descobrimentos programou uma visita-workshop de conservação e restauro junto à enorme Rosa-dos-Ventos na entrada deste monumento lisboeta. Acontecerá às 14h30 e é gratuita, mas requer inscrição para participar: por telefone 213 031 955/56/57 ou e-mail se@padraodosdescobrimentos.pt. No final da tarde, às 18 horas, haverá também uma visita temática onde será discutido o mesmo tema de conservação e restauro, considerando as atuais condições climáticas e seu impacto nestes monumentos expostos diariamente a adversidades climáticas.

Museu Nacional dos Coches

museu-dos-coches-Portugal-Lisboa-2021-1024x595 Lisboa celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com entradas gratuitas esta semana

Um dos museus mais conhecidos de Lisboa também participará desta efeméride com um programa de atividades bastante completo:

  • 10h30 – 17h30: “O Torneio da Rainha – guia de exploração” disponível durante todo o dia, bastando retirá-lo no Bengaleiro.
  • 10h30 – 12h30: Visita Guiada: Estratégias de Minimização de Riscos, nas coleções preservadas em reserva do Museu (repete no dia 21 de abril); Inscrições pelo e-mail ritadargent@mncoches.dgpc.pt.
  • 10h e 15h: Visita Guiada à exposição temporária “O Torneio da Rainha”.
  • 18h: Concerto pela Escola de Música da Academia de Santa Cecília (condicionado à capacidade da sala).

Cemitério do Alto de S. João

No dia 18 de abril, às 19h, o Cemitério do Alto de S. João receberá uma exploração noturna, com acesso ao Jazigo dos Viscondes Valmor, situado na Parada Alto de São João 3. Aberta ao público em geral, esta experiência requer inscrição prévia através do e-mail cemiterios@cm-lisboa.pt.

Museu de São Roque e Teatro de São Luiz

Esta proposta convida a duas experiências distintas: uma visita à Igreja de São Roque e ao Teatro de São Luiz, ambos palcos que narram histórias com rituais, coreografias e adereços próprios.

Nesta ocasião, os papéis invertem-se: o Teatro visitará a Igreja, numa visita guiada conduzida por Miguel Loureiro e Nuno Santos; enquanto a Igreja será levada ao Teatro, sob a orientação de Ricardo Máximo. A participação é gratuita, mas é necessário fazer marcação através do número 213 240 869/87/65 ou do e-mail culturasantacasa@scml.pt.

Palácio Nacional da Ajuda

Lisbon_the_Palacio_Nacional_da_Ajuda-scaled-1024x603 Lisboa celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com entradas gratuitas esta semana
Palácio Nacional da Ajuda. Créditos: Wikipedia

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Palácio da Ajuda organiza um encontro de Xadrez às 10h, evocando o gosto pelo jogo do rei D. Luís e sua família.

Às 11h30, há uma visita orientada que narra a história desde o Terramoto de 1755 até ao reinado de D. Luís, destacando o período desde 1795, início da construção do Palácio da Ajuda, até 5 de outubro de 1910.

Teatro Nacional de São Carlos

No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Teatro Nacional de São Carlos oferece uma visita guiada pelos seus espaços acessíveis, sendo a inscrição obrigatória através do e-mail maria.gil@saocarlos.pt.

Artigo anteriorAtenção, amantes de café: O InterContinental Lisbon prepara brunch dedicado ao café no dia 21 de abril
Próximo artigo“DiscoverEU”: Como obter um dos 35.500 passes ferroviários gratuitos da UE destinados aos jovens?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui