A marca Leme lançou uma nova fragrância de verão que evoca a histórica partida de Vasco da Gama para a Índia. Lisboa 1497 combina notas de limão, bergamota, tília, âmbar e cedro, trazendo à memória a manhã quente de 8 de julho de 1497, quando a frota comandada por Vasco da Gama deixou o Restelo em direção ao desconhecido.
Naquela manhã, Lisboa estava imersa em aromas florais que se misturavam às lágrimas dos familiares dos marinheiros. A frota partiu com a ambição de estabelecer o comércio de especiarias no Oceano Índico, trazendo de volta pimenta, canela, gengibre, açafrão, noz-moscada e cravo, conhecidos como o ouro da Índia.
A memória daquela manhã ensolarada inspirou a criação do perfume Lisboa 1497, uma fragrância floral, fresca e cítrica. O perfume abre com notas cítricas de limão, bergamota e tangerina, evoluindo para um coração floral aquático com notas de flor de tília e laranjeira, complementadas por toques de mar e algas. A base é composta por notas de âmbar, cedro e almíscar branco, garantindo uma presença duradoura.

Desenvolvido pela perfumista Paula Gomes, fundadora da I-Sensis Perfume Design, Lisboa 1497 é uma homenagem à bravura dos navegadores portugueses. Paula Gomes, doutorada em engenharia de perfumes pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é conhecida por criar fragrâncias e odótipos exclusivos, e trouxe sua expertise para esta nova criação.
Lisboa 1497 é um perfume unissexo que convida à exploração, assim como Vasco da Gama desbravou os mares com a ajuda da rosa dos ventos.