
O antigo Hospital de São Luís dos Franceses, onde morreu o poeta Fernando Pessoa, em novembro de 1935, vai ser transformado num hotel de luxo. Situado no Bairro Alto, em Lisboa, o empreendimento de 5 estrelas terá 68 quartos.
A Câmara de Lisboa aprovou na passada quarta-feira, dia 19, a construção de um hotel de 5 estrelas nos edifícios do Hospital de São Luís dos Franceses, no Bairro Alto, pela Mercan Properties.
Construído no século XVI, o Palácio Cunhal das Bolas, composto por seis edifícios que foram ocupados pelo Hospital de São Luís dos Franceses, vai ser alvo de uma obra de ampliação, com demolições parciais.
Com uma área total de 1.567,30 m², o hotel de 5 estrelas contará com 68 unidades de alojamento, das quais 4 quartos individuais, 62 quartos duplos e 2 suítes.
A aprovação do projeto de arquitetura é condicionada à “apresentação do parecer conclusivo favorável do Património Cultural IP, que deverá incidir sobre as vertentes de arquitetura, arqueologia e arranjos exteriores”, e à “reposição da placa com a inscrição de Fernando Pessoa, que se encontrava junto ao portão principal”.
Fernando Pessoa foi internado em 29 de novembro de 1935 no Hospital de São Luís dos Franceses, devido ao seu problema de alcoolismo. O poeta acabou por falecer no dia seguinte, aos 47 anos.
De acordo com a Visit Portugal, Pessoa recebeu várias visitas no dia em que deu entrada no hospital. Ao final da tarde, o poeta português terá escrito numa folha de papel a data “29/10/1935” e a sua última frase escrita: “I know not what tomorrow will bring”.
A memória do poeta e dos seus heterónimos manteve-se viva no antigo Hospital de São Luís dos Franceses, assinalada por um painel no primeiro piso, onde estavam inscritos alguns dos seus poemas.
Na altura, o hospital era gerido pelas Filles de la Charité, uma ordem francesa de freiras.