O Penha Longa Resort celebrou o seu 30.º aniversário com uma renovação significativa, realizada ao longo de oito meses. Entre os dias 11 e 12 de setembro, o Vou Sair ficou hospedado no resort de 5 estrelas para conhecer de perto as melhorias recentes, que visam equilibrar a modernidade com a herança histórica da região de Sintra.
Uma tour pelos quartos renovados e raízes históricas do Penha Longa
A estadia começou com uma visita guiada pelo resort, conduzida por Cecília Ferreira. Localizado na Reserva Natural do Parque de Sintra-Cascais, o Penha Longa destaca-se pela paisagem das montanhas típicas da região e pela história datada de 1355.
O hotel, o único dentro do parque natural, estende-se por 220 hectares e sete séculos, havendo sido outrora um refúgio de ordens religiosas e a casa de férias da realeza portuguesa. A propriedade conta com uma capela e um mosteiro da ordem de São Jerónimo que remonta ao século XIV, podendo ser atualmente requisitados para casamentos e eventos.
A recente renovação, disse-nos Cecília Ferreira, foi projetada para harmonizar os elementos históricos e a fauna e flora de Sintra com a modernidade exigida pelo viajante contemporâneo. A remodelação abrangeu corredores e 187 quartos – de 204 no total – em quatro categorias: Deluxe, Deluxe vista parque natural, Suíte Júnior e Suíte Executiva. Salienta-se que os quartos têm uma tarifa de a partir de 290 euros por noite.
O design de interiores ficou a cargo da Goddart Littlefair, enquanto o mobiliário foi todo ele produzido em Portugal pela empresa Época. A paleta de cores suaves como verdes e beges, complementadas com o azul mais vibrante caraterístico da Ritz-Carlton, foi escolhida para criar um ambiente relaxante, remetendo à paisagem circundante.
Veja os quartos renovados do Penha Longa Resort:
Wellness e bem-estar no Spa
No final de tarde do dia 11, o Vou Sair visitou o Penha Longa Spa, um espaço de mais de 1500 m² dedicado ao bem-estar, localizado a 3 minutos a pé do edifício principal do hotel. Coube-nos experimentar a massagem Penha Longa Assinatura, que tem um valor de 135 euros e uma duração de 80 minutos. O tratamento inclui uma lavagem de pés com exfoliação e uma massagem de corpo inteiro com o óleo de assinatura do Penha Longa, que possui notas cítricas e frescas.
Além de nove salas de tratamento, o spa conta com uma sala de relaxamento, um jacuzzi, uma piscina exterior privada para clientes do spa e um jardim de contemplação e meditação. Todos os tratamentos de assinatura e as experiências de relaxamento fazem uso dos produtos da marca Natura Bissé.
Dos informais às estrelas Michelin: os sete restaurantes do Penha Longa
A oferta gastronómica oferecida pelo Penha Longa faz do resort uma grande atração para os foodies. A unidade hoteleira dispõe de sete restaurantes no total, dois deles reconhecidos com uma estrela Michelin. Durante a estadia, o Vou Sair teve oportunidade de experimentar dois dos principais estabelecimentos: o Penha Longa Mercatto e o Arola.
O jantar no Penha Longa Mercatto, no dia 11 de setembro, proporcionou uma experiência italiana num ambiente acolhedor, destinada sobretudo a refeições entre famílias e amigos. Provámos uma série de pratos alusivos à culinária italiana, a saber: o aperitivo Coperto (focaccia, grissini, ricota caseira com manjericão, manteiga de limão e azeite esporão) com um valor de 7 euros; o Ravioli di gamberi (massa fresca artesanal recheada com camarão, molho de moqueca, puré de castanha, pickles de cebola), de 25 euros, como prato principal; e, para sobremesa, o Fragole e basilico (morangos, manjericão, lima), de 8 euros, e a Mela proibita (maçã gala, nozes pecan, requeijão), com um custo de 10 euros.
O Mercatto é também o local onde é servido o pequeno-almoço do hotel, onde, além do buffet de quentes e frios, os hóspedes podem usufruir de uma seleção de ovos, panquecas e crepes feitos no momento.
No dia seguinte (12), o almoço foi no restaurante Arola, localizado fora do edifício principal, com uma vista para os campos de golfe. Assinado pelo chef catalão Sergi Arola, o espaço visa oferecer uma abordagem criativa e informal à cozinha mediterrânica, em estilo de tapas. O menu de degustação do Arola, com um custo de 66 euros por pessoa, oferece um conjunto de pratos pensados para partilhar. A experiência do Vou Sair começou com tapas (burrata, camarão madagáscar, batata brava e caça croquete), passando para o entrecôte maturado enquanto prato principal e culminando em duas sobremesas (ainda que o menu de degustação inclua apenas uma) para adoçar a boca: pavlova de citrinos e copa catalana.
Além destes, o Penha Longa abriga outros restaurantes que o Vou Sair visitou durante a tour. O LAB by Sergi Arola detém uma estrela Michelin desde 2016 e oferece menus de degustação de alta cozinha, estando limitado a apenas 22 lugares. Já o Midori, que se apresenta como o restaurante japonês mais antigo de Portugal, ganhou a sua estrela Michelin em 2018. Assinado pelo chef Pedro Almeida, o Midori tem vários menus de degustação que assentam numa fusão entre as cozinhas japonesa e portuguesa.
Entre as opções mais informais estão o Spices, que se situa no espaço físico do Midori e oferece um menu pan-asiático; o Aqua, localizado junto à piscina familiar, que tem diversas opções de snacks, grelhados e saladas frescas; e o bar B.Lounge, situado junto ao lobby do hotel, para beber um copo ou fazer refeições rápidas.
Também perto do lobby do hotel, existe um espaço dedicado à marca de chocolate artesanal The Chocolate by Penha Longa, que, sob a liderança de Francisco Siopa, o chef executivo de pastelaria do resort, visa desenvolver bombons originais e surpreendentes.
Um destino de luxo para todas as ocasiões
O Penha Longa pode ser visto como mais do que um hotel de luxo. Além das áreas renovadas e da oferta gastronómica, o resort conta com atividades que vão desde o golfe até tratamentos de spa. Os dois campos de golfe premiados têm no total 27 buracos e fazem do hotel um dos destinos de eleição para os aficionados deste desporto. Juntamente com as quatro piscinas e as centenas de hectares de jardins para explorar, o resort incentiva à prática de atividades ao ar livre.
Para quem pretende organizar eventos, o hotel oferece um serviço de catering para casamentos, aniversários, encontros empresariais, entre outros. O Penha Longa Catering pode ser realizado nas áreas internas e externas do resort, incluindo nos seus espaços históricos como o mosteiro, ou em outros locais escolhidos pelos clientes. Além disto, dispõe de 25 salas de reuniões, com capacidade para até 600 pessoas.
Combinando história, natureza e serviços diversos, o Penha Longa Resort, agora renovado, continua a ser um destino de eleição para quem procura uma experiência de luxo completa e diversificada.