Loriga. Créditos: André Mota/Unsplash
Loriga, na Serra da Estrela. Créditos: André Mota/Unsplash

Loriga, Mértola e Vila Nogueira de Azeitão foram distinguidas na 5.ª edição do Best Tourism Villages. Promovida pela Organização Mundial de Turismo (UN Tourism), esta iniciativa distingue, a nível mundial, os destinos rurais com maior capacidade turística para se afirmarem como motores de desenvolvimento económico e social, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A UN Tourism selecionou também Quintadona, no concelho de Penafiel, para integrar o seu Upgrade Programme, destinado a territórios que demonstram elevado potencial de desenvolvimento turístico sustentável.

Atualmente, a rede Best Tourism Villages reúne cerca de duas centenas de destinos em todo o mundo, entre os quais se encontram vários destinos portugueses já reconhecidos em edições anteriores, como Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Cumeada, Ericeira, Manteigas, Óbidos, Santa Cruz da Graciosa, Sortelha, Vila da Madalena, além de Ferraria de São João e Vila de Frades, também integradas no Upgrade Programme.

Além de reconhecer a excelência turística, o selo Best Tourism Village, válido por três anos, contribui para dar visibilidade às comunidades locais, aumentar o potencial turístico dos territórios e promover a partilha internacional de boas práticas e experiências.

As aldeias candidatas são avaliadas com base em nove fatores: recursos naturais, promoção e conservação dos recursos culturais, sustentabilidade social e ambiental, desenvolvimento do turismo e integração da cadeia de valor, governança e priorização do turismo, infraestrutura e conectividade, e saúde, segurança e proteção.

Artigo anteriorSabrina Carpenter convida os fãs a entrar no estúdio do programa Short n’ Sweet
Próximo artigoAtenção, viajantes: jovens até aos 30 anos já podem explorar Portugal sem gastar um euro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui