
Os jovens até aos 30 anos voltam a ter oportunidade de conhecer Portugal sem pagar pelas viagens de comboio nem pelo alojamento nas Pousadas de Juventude durante uma semana. A MOVY e a CP – Comboios de Portugal abriram esta terça-feira, 30 de junho, o segundo lote de 10 mil vouchers do programa ANDA Conhecer Portugal.
Cada voucher oferece sete dias de viagens ilimitadas de comboio em vários serviços ferroviários da CP e seis noites de alojamento gratuito, com pequeno-almoço incluído, nas Pousadas de Juventude aderentes.
O programa pretende incentivar a mobilidade juvenil, promover o turismo interno e facilitar o acesso dos jovens a diferentes regiões do país. Segundo a MOVY, a iniciativa procura “reduzir as barreiras socioeconómicas que poderiam impedir muitos jovens de conhecer Portugal de Norte a Sul”.
O primeiro lote de 10 mil vouchers, lançado em março, esgotou rapidamente. Para Bruno Martins, presidente da MOVY, a adesão demonstra que “a procura registada na primeira fase do ANDA confirma que este é um dos programas com maior impacto na vida dos jovens portugueses”.
O passe inclui viagens ilimitadas nos comboios Intercidades (em 2.ª classe, mediante reserva obrigatória e sujeita à disponibilidade), Regionais, InterRegionais e nos serviços urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra. O alojamento pode ser reservado em 36 Pousadas de Juventude distribuídas por todos os distritos do país.
Os vouchers atribuídos nesta fase poderão ser utilizados entre 5 de julho deste ano e 4 de julho de 2027.
Como fazer a candidatura
As candidaturas são feitas através do portal oficial do programa ANDA Conhecer Portugal, mediante autenticação com a Chave Móvel Digital. É obrigatório possuir Cartão Jovem, que é atribuído automaticamente e de forma gratuita durante o processo de candidatura.
Cada participante apenas pode beneficiar do programa uma vez. O voucher é pessoal e intransmissível e não pode ser convertido em dinheiro ou noutra forma de compensação.
Além dos 30 mil vouchers individuais previstos para 2026, distribuídos por três fases de 10 mil cada, o programa reserva um contingente adicional destinado a reservas de grupo para membros de federações e associações juvenis, bem como de federações e associações de estudantes do ensino superior, até aos 30 anos de idade inclusive.
Podem usufruir destas reservas as federações ou associações inscritas e efetivas no RNAJ – Registo Nacional do Associativismo Jovem, desde que o pedido seja feito pela respetiva direção da organização, através do email grupos@andaconhecerportugal.pt.





























