Infinitas atrações, paisagens imponentes, hotéis arrojados e eventos épicos, são inúmeras razões que fazem o Dubai o destino a visitar em 2023. Com atividades para todos os bolsos, preferências e requisitos, o Dubai promete surpreender os visitantes ao longo de todo o ano. Da cultura à gastronomia, da arquitetura à aventura são 10 as sugestões para planear a viagem à cidade mais cosmopolita dos Emirados Árabes Unidos situada a apenas sete horas de voo direto de Portugal.

Museu do Futuro

Aberto desde fevereiro de 2022, esta obra arquitetónica leva os visitantes numa viagem ao amanhã. A fachada do museu de design único apresenta citações de Xeque Mohammed Bin Rashid Al Maktoum em caligrafia árabe, desenhadas pelo artista Mattar bin Lahej, enquanto as salas no interior são dedicadas a vários temas, desde a exploração do espaço, alterações climáticas, avanços tecnológicos, ao bem-estar.

Biblioteca Mohammed bin Rashid

Créditos: Dubai Municipality

A Biblioteca Mohammed bin Rashid é a maior biblioteca da região e alberga 600.000 títulos físicos e digitais em todo o seu edifício de 54.000 metros quadrados na zona de Al Jaddaf.  Aberta desde junho, esta peça arquitetónica de sete andares foi concebida para parecer um livro aberto e compreende nove bibliotecas temáticas, um café, livraria e um anfiteatro interior e exterior.

Expo City

Com base no legado da Expo 2020 Dubai como a primeira Expo Mundial realizada na região, a recém-inaugurada Expo City pretende ser um pólo global de inovação, sustentabilidade, entretenimento e restauração. O destino apresenta uma miríade de eventos, concertos e exposições que se realizam ao longo de todo o ano nesta mini-cidade em constante expansão.

Parques temáticos

Pequenos e graúdos podem desfrutar passeios e atrações em múltiplos destinos mágicos. Entre os parques temáticos do Dubai está o temático MOTIONGATE Dubai, bem como os Parques de Bollywood Dubai e ainda o LEGOLAND Dubai, casa do edifício LEGO mais alto do mundo.  Com abertura prevista para o último trimestre, o primeiro parque temático dedicado ao clube de futebol espanhol Real Madrid promete encantar os adeptos de futebol. Vai ser possível experienciar exibições audiovisuais, experiências interativas e atrações únicas inspiradas pelo espírito do Real Madrid. Os fãs de água podem também dirigir-se ao Aquaventure Waterpark, LEGOLAND Water Park e Laguna Waterpark para as aventuras aquáticas.

Al Fahidi District

Os visitantes da cidade podem mergulhar na história do Dubai, explorando a parte antiga da cidade. Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding (SMCCU) demonstra aspetos interessantes da cultura e dos costumes do Dubai. Segue-se o Museu do Café, que revela porque é que o café desempenha um papel tão importante na cultura árabe. Nesta zona da cidade é também possível visitar-se os souks, seja o do ouro, das especiarias ou dos têxteis, cuja visita complementa a experiência da viagem.

Gastronomia

As experiências gastronómicas no Dubai são o verdadeiro culminar da multiculturalidade que se vive no destino. A viagem pode iniciar-se nos ‘food trucks’, até à verdadeira experiência da culinária emirati no Al FanarArabian Tea HouseAl Khayma e Logma. O Dubai ostenta ainda uma diversidade de restaurantes ao ar livre e com vistas sob a praia e a cidade, como é o caso do West Palm Beach, em Palm Jumeirah, ou do clube de praia SAL, dirigido pela portuguesa Marta Fidalgo. Há ainda a possibilidade de experienciar os mais distintos restaurantes de estrelas Michelin, como o LOWE, o moderno restaurante no Dubai de resíduos zero, ou a Tasca by José Avillez, no Hotel Mandarin Oriental.

Sol durante o ano todo

O Dubai tem praticamente garantido sol durante todo o ano, sendo as temperaturas de inverno ideais para desfrutar das várias praias da cidade, nas quais os visitantes podem experimentar uma série de atividades, como experiências de barcos, desportos aquáticos e muito mais.

Aventura

Para os amantes de adrenalina, há um leque de atividades ao dispor.  O salto em queda livre e pára-quedas com a Sky Dive Dubai sob a icónica Palm Jumeirah e a Marina do Dubai é uma das propostas. Quem quiser atravessar o Dubai com os arranha-céus da cidade a acompanhar, pode fazê-lo no Xline Dubai Marina, com um percurso de slide de um quilómetro de comprimento e 170 metros de altura, que permite aos mais corajosos percorrer os céus a uma velocidade de cerca de 80 quilómetros. Quem quiser experimentar mergulhar na mais profunda e maior atração subaquática do mundo pode fazê-lo no Dubai Deep Dive. Aqui pode-se mergulhar e explorar uma cidade abandonada e inundada a uma profundidade de 60 metros.

Eventos

World Art Dubai no Dubai World Trade Centre. Créditos: Coming soon in UAE.

Compras, arte, desporto, gastronomia, são variadas as temáticas dos eventos que acontecem durante os próximos 12 meses no emirado e que estão disponíveis no Dubai Calendar. A prova Asian Le Mans Series, de 10 a 12 de fevereiro, no Autódromo do Dubai; ou a Maratona do Dubai também a 12 de fevereiro são alguns dos eventos desportivos que o Dubai vai receber. Também o festival de arte World Art Dubai no Dubai World Trade Centre, no início do mês de março, ou a 10º edição do Festival Gastronómico do Dubai, que acontece de 28 de abril a 7 de maio, integram, entre muitos outros, a programação de eventos do destino.

Novos Hotéis e Resorts

Atlantis, The Royal, Dubai. Previsão de abertura: Inicio de 2023. Créditos: Arabian Business

O Dubai está constantemente a renovar a sua oferta de alojamento turístico, de forma a proporcionar experiências transformadoras e aventuras ao viajante.  O destino tem previsto que abram portas os novos hotéis, como o Marriott Resort Palm Jumeirah; Vida Hotel and Residences – Dubai Marina Yacht Club; NH Dubai The Palm, VOCO Dubai The Palm, Atlantis; The Royal Resort & Residences; The Lana – Dorchester Collection; e o One&Only One Za’abeel Resort and Private Homes.

Artigo anteriorJante, vá ao cinema e lave o carro por apenas 19€ com a nova campanha do Palácio do Gelo Shopping
Próximo artigoAtenção, nómadas digitais! Estas são as 8 melhores cidades da Península Ibérica para trabalhar à distância

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui