Imagine transformar as suas viagens numa espécie de coleção de cromos. É o que propõe a Framie, uma aplicação portuguesa para os viajantes lançada no mercado em fevereiro.
Disponível gratuitamente na Google Play e Apple Store, a aplicação informática conta já com 800 framies (pontos turísticos) nacionais disponíveis online, em apenas dois meses de vida.
O incremento, confirma Tiago Monteiro, um dos fundadores do projeto, é igualmente notório ao nível das parcerias estratégicas firmadas com agências e operadores turísticos, que tem permitido incorporar mais conteúdos na Framie. Segundo as estimativas avançadas pela empresa, a app conta fechar o ano com cerca de 100 parceiros.
O foco está, no entanto, nos utilizadores. E é a pensar no viajante moderno, em modo mobile e (quase) sempre online, e na procura constante de novos conteúdos e experiências turísticas, que a Framie está a desafiar os utilizadores a selecionar uma aventura entre o Top 100 atrações turísticas em Portugal e a completá-la, para, na peugada, fazer match com as suas fotos e ficar a saber quantos pontos do roteiro lhe faltam conhecer e visitar.
“Portugal tem fantásticas atrações turísticas e pontos de interesse espalhados por todo o território. E se muitos deles são sobejamente conhecidos por todos, outros nem por isso”, atalha Tiago Monteiro. Ora, a abrangência nacional deste desafio permite não só aos utilizadores “começarem a completar a aventura, mas também a descobrir atrações menos conhecidas”. E é aqui que entra também o conceito de gamificação da Framie.
Por um lado, ao completar cada aventura, o utilizador vai perceber quais os sítios que já visitou e quais os que lhe faltam visitar. Conseguirá assim comparar-se com os demais e motivar-se com outros utilizadores e, claro, com novas atrações turísticas e outras aventuras disponíveis na Framie – que abre mão de rankings e medalhas, inclusive para fomentar a ação no mundo real e a interação social.
Esta é, aliás, uma das faculdades da aplicação, dado que ajuda a guiar os utilizadores para pontos menos populares. Ou seja, os mesmos pontos turísticos podem tocar-se ou cruzar-se na plataforma em diferentes roteiros e aventuras e, como uma teia que se tece, quantos mais aventuras e matches o utilizador fizer, mais framies e aventuras vai descobrir e querer fazer.
“A maioria dos turistas consulta diversos websites, blogs ou redes sociais para fazer um roteiro dos principais pontos de interesse que quer visitar e registar fotograficamente. Mas, até agora, não existia um modo que, de uma forma intuitiva e transversal, permitisse ao viajante criar ou personalizar os seus roteiros turísticos e associar as fotografias tiradas”, explica Tiago Monteiro.
Baixei o aplicativo, mas me pareceu que neste momento ainda está em fase de testes e desenvolvimento. É preciso aguardar sua evolução para avaliar melhor. Inicialmente, creio ser uma boa iniciativa para os viajantes que vão a turismo para Portugal. Aproveito para indicar aqui, para os turistas que vão ao Brasil, o site https://programeviagem.com