Vila Galé Collection Amazônia

A Vila Galé inaugurou um novo hotel no Brasil, desta vez em Belém do Pará, conhecida carinhosamente como a cidade das mangueiras, devido à grande quantidade destas árvores frondosas que compõem a paisagem urbana. Chama-se Vila Galé Collection Amazônia e tem como tema central a mulher, homenageando celebridades como Coco Chanel, Simone de Oliveira e Fernanda Montenegro.

O Vou Sair teve a oportunidade de acompanhar o evento de inauguração do Vila Galé Collection Amazônia, que contou com a presença do presidente e fundador do grupo, Jorge Rebelo de Almeida.

Na conferência de imprensa, o responsável afirmou que “as cidades que não recuperam o seu centro histórico são cidades sem alma (…), e nós temos prazer em pegar num prédio que está morto e reaviva-lo”.

  • 050_VG-COLLECTION-AMAZONIA_6-1024x747 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • 050_VG-COLLECTION-AMAZONIA_5-1024x683 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • 050_VG-COLLECTION-AMAZONIA_4-1024x747 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • 050_VG-COLLECTION-AMAZONIA_2-1024x796 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • 050_VG-COLLECTION-AMAZONIA_1-1024x747 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia

O Vila Galé Collection Amazônia não foi construído de raiz, tendo resultado na restauração e restruturação dos armazéns 7, 8 e 8ª do Porto Futuro II, estrutura centenária que abrigava as atividades portuárias de Belém no passado.

A unidade hoteleira, de 5 estrelas, dispõe de 227 quartos, bar, spa, biblioteca, duas piscinas – interior e exterior – e quatro salas de eventos, que acomodam até 500 pessoas. A isto junta-se um restaurante buffet e, brevemente, um à la carte.

O Vila Galé Collection Amazônia surge num momento em que Belém do Pará se prepara para receber a COP30, que arranca a 10 de novembro. De acordo com Jorge Rebelo de Almeida, a unidade foi feita através de um desafio proposto pelo governador da cidade e pelo ministro da Casa Civil do presidente Lula Silva. “Vieram-nos fazer o desafio de construirmos em 11 meses este hotel para a COP30 porque falta hotelaria. E nós não somos de meias medidas: não viemos fazer um hotelzinho, mas sim um hotelzão”, disse.

O que visitar em Belém do Pará

Imagem-WhatsApp-2025-11-04-as-13.52.40_fc2936b8-1024x614 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
Ilha do Combú

Este hotel é a porta de entrada da Amazónia e para ilhas bastante conhecidas, como a do Combú, a quarta maior da região. Ao redor da ilha estão casas, restaurantes e alojamentos, tudo de madeira. Os restaurantes servem comida típica, incluindo açaí, que é muito comum na região da Amazónia e utilizado na confeção de bebidas e alimentos. A Ilha do Combú situa-se a 40 minutos de barco do hotel.

Outro dos pontos turísticos é o Mercado de São Brás, que começou a ser construído em 1911 devido à grande movimentação comercial gerada pela linha férrea. A cidade chegou a ter um caminho de ferro que a ligava a Bragança, mas por causa do fluxo intenso de mercadorias, foi necessário construir um mercado. O edifício foi também projetado para ampliar o abastecimento da cidade, que até então ficava concentrado apenas no mercado do Ver-o-Peso. Hoje em dia é um ponto turístico para moradores e visitantes, destacando-se pelas suas lojas de comida tradicional e produtos típicos.

Perto do mercado está a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que começou a ser construída em 1909 através de doações de famílias locais. O edifício enche-se no segundo domingo de outubro para festejar o Círio da Nazaré, uma das mais belas manifestações religiosas do Brasil, que reúne milhões de pessoas todos os anos.

Próximo do Vila Galé Collection Amazônia está o recém-inaugurado Museu das Amazônias. A nossa visita foi acompanhada por Gilson Araújo, educador e mediador do museu, que nos explicou que o “s” no final da palavra [Amazónias] representa a pluralidade da região, não só geográfica, mas também cultural. O Museu das Amazônias foi inaugurado no passado dia 5 de outubro, com uma exposição do fotógrafo Sebastião Salgado no rés-do-chão. A exibição tem aproximadamente 200 fotografias em preto e branco, além de vídeos imersivos.

Sebastião Salgado conta, através da fotografia, a vida de um dos povos mais antigos do país: o indígena. Teve ainda o cuidado de fazer o primeiro livro fotográfico exclusivamente para pessoas invisuais: o Amazônia Touch. Nesta obra, a leitura táctil facilita o acesso a fotografias da floresta amazónica e de comunidades indígenas através de um toque.

No primeiro piso, por sua vez, o museu decidiu dar voz a artistas amazónicos. A exposição chama-se Ajuri e significa coletividade, fazer em grupo e ouvir para construir. O chão, curiosamente, é feito a partir de fibra de coco.

A Ajuri marca o início de uma exposição maior que se estreará em 2026 com espaços interativos e imersivos, onde cada artista deixará um pouco de si em cada obra.

Até dia 8 de fevereiro, a entrada no Museu das Amazônias é gratuita. O espaço está aberto de quinta a terça-feira, das 10h00 às 18h00.

Fotogaleria Museu das Amazônias:

  • 11-1024x614 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • 12-1024x614 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • Imagem-WhatsApp-2025-11-04-as-13.52.40_f2b6e9dd-1024x768 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • 14-1024x614 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
  • 15-1024x614 Fomos conhecer o novo hotel da Vila Galé no Brasil que é a porta de entrada para a Amazónia
Artigo anteriorQuase 100 mil portugueses já viajaram para este destino em 2025 – consegue adivinhar qual é?
Próximo artigoHá três novos nomes do rock e hip-pop no cartaz do Rock in Rio. Saiba quais são

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui