A revista Condé Nast Traveller elegeu as 10 cidades mais bonitas com praias na Europa. A ideia é que não seja necessário ter de escolher entre umas férias de cidade ou de praia quando viaja para um destes destinos europeus, porque aqui pode ter o melhor dos dois mundos.
O texto começa com Copenhaga. A capital da Dinamarca não é o primeiro destino que vem à cabeça quando se pensa em ir à praia. No entanto, “os verões são irresistíveis – em junho, a cidade tem 17 horas de luz e as temperaturas podem atingir, surpreendentemente, uns amenos 20 ° C em média”. Assim, os moradores locais desejam aproveitar ao máximo as temperaturas amenas, depois de um inverno rigoroso e vão para uma das poucas praias na cidade e arredores. A uma curta distância de carro do centro, o Amager Beach Park é uma lagoa artificial com 2,5 quilómetros de areia branca, dunas e mar”, refere a publicação internacional. Em alternativa, os amantes de água fria, podem encontrar em Islands Brygge um pontão de madeira para saltar para o porto.

Mas se a capital da Copenhaga pode surpreender por figurar nesta lista, há outras cidades que, pela sua localização na costa mediterrânea, conquistaram o seu lugar nesta eleição. É o caso de Nápoles, Nice ou Barcelona, ou as cidades de Trieste (Itália) e Split (Croácia) banhadas pelo Mar Adriático.
Na lista surgem Lisboa e o Porto. A capital portuguesa é aconselhada para aqueles que procuram “uma explosão de sol e mar quase o ano todo”. É sugerido apanhar o elétrico até Belém para um passeio ao longo do Estuário do Tejo e experimentar “o melhor pastel de nata da cidade”. A Praia de Carcavelos fica a apenas meia hora de comboio e, para os praticantes de surf, a revista sugere a Praia do Guincho que fica a 45 minutos de Lisboa.

No Porto, os autores destacam os edifícios que “parecem empilhados uns sobre os outros”, mas também os vários restaurantes criativos, desde petiscos acessíveis a restaurantes sofisticados com estrela michelin e smart hotéis boutique de propriedade de jovens criativos”. É sugerido um passeio pelas ruas para “ver os clássicos azulejos portugueses (no seu melhor aqui) e a arte de rua”. O artigo propõe ainda que se apanhe o elétrico que vai desde o centro da cidade até a orla em menos de 20 minutos para descobrir as praias do Atlântico.

Lista completa:
1. Copenhaga, Dinamarca
2. Nápoles, Itália
3. Lisboa, Portugal
4. Trieste, Itália
5. Nice, França
6. Split, Croácia
7. Bodrum, Turquia
8. San Sebastián, Espanha
9. Porto, Portugal
10. Barcelona, Espanha