Viajar com crianças não tem de ser um quebra cabeças e até pode tornar-se numa experiência inesquecível para toda a família e uma oportunidade de criar boas memórias. Que o digam o casal Ricardo e Slobodanka. Ele português e empresário de turismo, ela sérvia e doutorada em engenharia civil. Juntamente com os dois filhos, Sara de três anos e Filip de um ano, formam a “Little Travelers Family”, um projeto que partilha aventuras e experiências de viajar em família, especialmente com crianças pequenas, pelo mundo.

Antes de criaram a conta de instagram “Little Travelers Family”, no início de junho de 2022, a família já tinha viajado para 8 países e para mais de 50 antes de Sara e Filip nascerem.

Ligado ao mundo das viagens pela profissão que desempenha enquanto CEO da agência de viagens Total Fun, Ricardo é um viajante frequente, assim como toda a família.

O nascimento da primeira filha, Sara, não alterou em quase nada a rotina de viagens. Às sete semanas Sara viveu a primeira aventura: voou de Portugal para a Sérvia e celebrou os 80 anos da bisavó. Seguiram-se outras aventuras, desde a subida a montanhas até caminhadas em glaciares. Exploram o mundo de avião, helicóptero, barco, comboio e bicicleta.

Em 2022, decidiram materializar estas aventuras no projeto a que chamaram “Little Travelers Family” e continuar a paixão por correr mundo, mas agora partilhando a experiência com outras famílias. “Queremos transmitir emoções, ajudar a mudar o paradigma de viajar com crianças e inspirar pais a saírem da zona de conforto e a mostrar o mundo aos mais pequeninos. Acreditam que, fora do dia a dia, os momentos partilhados numa viagem em família são uma poderosa e rara oportunidade para criar laços mais fortes entre pais e filhos e criar memórias eternas”, refere Ricardo.

Slobodanka, Sara, Ricardo e Filip estão neste momento em viagem por Cuba

Já com 1000 seguidores no instagram, o primeiro destino da “Little Travelers Family’ foi Cuba onde estão desde o início do mês de julho. A ideia? Partilhar uma “aventura de um mês com um programa que combina cidades vibrantes, vilas perdidas no tempo, natureza intocada e praias de sonho”.

“É um destino pouco comum quando se pensa em viajar com filhos pequenos”, refere Ricardo. “Ainda a recuperar lentamente da pandemia, que provocou escassez de alimentos, medicamentos ou produtos de higiene, Cuba está no imaginário de muitos de nós como destino a visitar pelo menos uma vez na vida. Além da capital, Havana, Património Mundial da Unesco, a ilha do mar das Caraíbas tem segredos bem escondidos para descobrir e explorar”, refere.

Nesta viagem que promete “ser inesquecível”, a família dos pequenos viajantes vai fazer de tudo um pouco: ficar na casa de uma família cubana, ir ao mercado de Havana com um chef e aprender a cozinhar pratos cubanos, visitar uma escola de artes para crianças carenciadas, participar e dançar numa grande festa de salsa e rumba, assistir ao nascer do sol numa zona remota, escalar uma montanha e conhecer algumas das melhores praias cubanas.

Como escolhem as experiências? Ricardo explica: “Somos muito focados na parte experiencial, procuramos em cada destino as atividades mais fora dos radares turísticos, mas imersivas e mais autênticas, porque acreditamos que isso faz a diferença toda no desenvolvimento das crianças, ou seja, a exposição a diferentes ambientes, culturas, idiomas, hábitos e realidades”.

“Há uns dias em Havana, abordamos pela primeira vez o tema “pobreza” com a Sara que tem 3 anos, foi inevitável. Incentivamos muito as descobertas e experiências. Fomos dormir à casa de uma família cubana simples e humilde, a Sara no dia seguinte dizia que queria voltar para lá, ficou com uma ligação incrivelmente forte em tão pouco tempo. Sinceramente também para nós, adultos, foi uma das melhores experiências que fizemos até hoje”, conta.

Por agora o instagram e o facebook são o principal meio de comunicação do projecto. No entanto, até final do ano, irão lançar o site com informação mais completa das suas viagens, com um blog, entre outras vertentes. Mas quem estiver interessado em fazer estas viagens, poderá contactar a “Little Travelers Family. “Ajudaremos a organizar uma viagem igual a nossa, com o apoio da Total Fun, agência de viagens”. 

Quanto ao próximo destino, este já está definido: “Será logo a seguir a chegarmos de Cuba, a Sérvia, para casa da vovó dos pequenotes. Vamos explorar esta incrível parte da Europa ainda tão desconhecida, os Balcãs. É uma casa simples de aldeia num ambiente rural, mas mesmo ao lado da vibrante Belgrado. Animais, agricultura, brincar na rua até ao por-do-sol”.

Artigo anteriorFeira do Livro de Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII com um novo conceito
Próximo artigoRestaurante tailandês Mixed Martial Rice lança carta de verão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui