Com a chegada do inverno, quando um manto branco cobre alguns dos pontos mais frios da geografia turca, os olhares de locais e turistas convergem para o majestoso Expresso do Oriente. Protegidos pelos seus vagões imponentes, repletos de comodidades, os passageiros deleitam-se com as deslumbrantes paisagens esculpidas pelas texturas, formas e cores da neve.

A crescente popularidade da linha regular do Expresso do Oriente (Dogu Express) levou, em 2019, à introdução de uma versão exclusivamente turística conhecida como Expresso Turístico do Oriente, para dar resposta à enorme procura. Essa experiência ferroviária tornou-se uma das atrações mais procuradas na Turquia, percorrendo cerca de 1.310 quilómetros em aproximadamente 26 horas.

01-Eastern-Express-1024x683 Expresso Turístico do Oriente: Uma viagem de 26 horas pelos paraísos de inverno da Turquia

Este Expresso Turístico do Oriente distingue-se por dois elementos. Em primeiro lugar, o conforto: enquanto o original oferece vagões-cama e beliches, este comboio incorpora oito vagões, com camas de qualidade superior e um vagão de refeições. Em segundo lugar, a duração: enquanto a versão genuína conta com 50 paragens, o Expresso Turístico do Oriente realiza apenas 29 paragens, algumas delas com duas ou três horas de pausa para facilitar visitas à área circundante.

Na temporada 2023-2024, o Expresso do Oriente faz paragens de caráter turístico nas estações de Erzincan e Erzurum no trajeto de Ankara para Kars (ida), e em Divriği e Sivas no trajeto de Kars para Ankara (volta).

Durante as viagens, é comum os passageiros, provenientes dos quatro cantos do mundo, reunirem-se nos seus vagões para trocas culturais, evidenciadas em decorações típicas ou iguarias trazidas dos seus países ou solicitadas ao serviço do comboio.

A última paragem: Kars, a joia da coroa

Kars-Ani-1-1024x575 Expresso Turístico do Oriente: Uma viagem de 26 horas pelos paraísos de inverno da Turquia
Kars

Antes de iniciar a viagem de regresso para Ankara, o Expresso do Oriente faz uma paragem na encantadora cidade de Kars, a porta de entrada para a Anatolia a partir do Cáucaso. Kars, ao longo da sua rica história, foi palco de diversos assentamentos, testemunhando a passagem de urartianos, persas, romanos orientais, seljúcidas, otomanos e russos. O resultado é um destino com uma riqueza cultural e arquitetónica verdadeiramente eclética.

Essa diversidade pode ser apreciada num passeio pela cidade, onde coexistem castelos, igrejas, pontes e banhos, bem como estruturas que refletem a arquitetura de estilo báltico. Uma visita obrigatória é o Sítio Arqueológico de Ani, classificado como Património Mundial pela UNESCO. Esta antiga cidade murada abriga catedrais, mesquitas, caravansarais e outras estruturas que transportam para o presente exemplos arquitetónicos que oferecem uma visão única da vida naquela época.

Kars também é um destino de renome para os amantes de desportos de inverno, com a estação de esqui de Sarikamis, situada a 56 quilómetros do centro, sendo a terceira mais alta do mundo.

Finalmente, uma visita a Kars não estaria completa sem explorar o lago Çildir, situado a quase 2.000 metros de altitude, que congela completamente em novembro. Nesse período, os habitantes locais atravessam a sua superfície congelada em trenós puxados por cavalos, proporcionando uma experiência verdadeiramente única.

Artigo anteriorA Padaria Portuguesa celebra um ano da chegada ao Porto (com oferta de café orgânico)
Próximo artigoHá uma suite do Six Senses Douro Valley que figura entre as 100 melhores de 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui