Zayed National Museum, Abu Dhabi

Já são conhecidos os vencedores da lista dos museus mais bonitos do mundo em 2026, divulgada pelo prestigiado Prix Versailles, distinção internacional que celebra os edifícios contemporâneos mais impressionantes do planeta.

A seleção deste ano reúne sete museus espalhados por diferentes pontos do mundo, escolhidos não só pela arquitetura, mas também pela forma como conseguem transformar a experiência cultural através do design, da luz, da sustentabilidade e da integração com a paisagem envolvente.

Segundo Jérôme Gouadain, secretário-geral do Prix Versailles, a edição de 2026 destaca-se “pela força narrativa dos espaços e pela harmonia entre arquitetura, sensibilidade e partilha”.

Entre os grandes vencedores está o impressionante Zayed National Museum, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Projetado por Norman Foster, o museu distingue-se pelas cinco torres metálicas inspiradas nas asas de um falcão em voo. O edifício, inaugurado no final de 2025, presta homenagem à história e identidade dos Emirados e tornou-se um novo ícone arquitetónico da cidade.

Na China, o destaque vai para dois espaços completamente diferentes. O Science & Technology Museum, em Shenzhen, desenhado pelo atelier Zaha Hadid Architects, parece uma nave espacial futurista coberta por 95 mil painéis metálicos. Já o Xuelei Fragrance Museum, em Guangzhou, considerado o maior museu de perfumes do mundo, aposta numa arquitetura sensorial inspirada nos processos de destilação das fragrâncias, com salas interativas dedicadas ao universo dos aromas.

O Japão surge na lista com o MoN Takanawa: The Museum of Narratives, em Tóquio, um espaço cultural futurista criado por Kengo Kuma. O museu mistura arte, tecnologia e natureza numa estrutura etérea feita de madeira e vidro, rodeada por mais de 200 espécies de plantas.

Na Europa, o destaque vai para o Lost Shtetl Museum, na Lituânia. Localizado em Šeduva, o espaço presta homenagem às comunidades judaicas destruídas durante o Holocausto. A arquitetura minimalista e silenciosa do museu foi pensada para transmitir memória, ausência e contemplação.

Nos Estados Unidos, o National Medal of Honor Museum, no Texas, impressiona pela monumentalidade. O edifício suspenso a 12 metros de altura homenageia os condecorados militares norte-americanos e foi um dos últimos projetos do arquiteto Rafael Viñoly.

Já no Uzbequistão, o recém-criado Islamic Civilization Center, em Tashkent, combina tradição e inovação. Inspirado na arquitetura timúrida, o espaço inclui enormes portais monumentais, uma cúpula com 65 metros de altura e salas multimédia dedicadas à história da civilização islâmica.

Além de escolher os museus mais bonitos do mundo, o Prix Versailles irá ainda atribuir, no final do ano, três distinções especiais nas categorias de melhor interior, melhor exterior e prémio máximo absoluto.

Artigo anteriorJá foi ao The Champions Burger? O fenómeno dos hambúrgueres gourmet está a conquistar Lisboa
Próximo artigoHá 40 países onde duas páginas em branco no passaporte são obrigatórias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui