Imagine-se a bordo de um avião, entrando num espaço privado “tipo casulo” equipado com uma cama king-size e uma casa de banho com o maior chuveiro de efeito chuva e de massagem já construído numa aeronave. Este é o conceito revolucionário da Lufthansa Technik para a cabina do próximo BBJ 777-9, a versão de jato privado do inovador Boeing 777X.
Intitulado CelestialSTAR, este design destaca-se ao aproveitar ao máximo a espaçosa cabina do avião, oferecendo generosos 343 metros quadrados de espaço. Além disso, o avião tem a notável capacidade de permanecer no ar por até 22 horas, permitindo voos sem escalas entre qualquer duas cidades do mundo, de acordo com a Boeing.
No entanto, esta experiência de luxo está reservada para poucos, com o custo combinado do avião e do interior personalizado ultrapassando 500 milhões de euros. A Lufthansa Technik apresentou o conceito no Dubai Airshow, visando principalmente clientes das famílias reais do Médio Oriente.
É por isso que o design incorpora padrões tradicionais e influências do património cultural da região. “É uma combinação entre um toque do Médio Oriente e um design muito moderno e elegante“, afirma Hassan Gasim, diretor de vendas da Lufthansa Technik. “É uma combinação do velho e do novo mundo e esta região é famosa por isso – valoriza as tradições do passado, mas também está muito confiante no futuro.”
A cabina CelestialSTAR não se limita apenas ao quarto e à casa de banho, apresentando uma área de “trabalho e equilíbrio” com assentos rotativos e deslizantes para uso em torno de grandes secretárias, mas também para reuniões e conversas em divãs adjacentes. A área de jantar, descrita como um “majlis” tradicional do Médio Oriente, oferece 11 lugares individuais, monitores retráteis e uma atmosfera requintada.
A segunda metade da cabina conta com seis luxuosas suites para convidados ou uma delegação, além de 32 lugares adicionais na área executiva. Há também uma área Entourage na parte de trás da fuselagem, semelhante a uma cabina económica premium.
O Boeing 777X, o maior jato bimotor do mundo, deverá entrar em serviço em 2025, tornando este conceito uma realidade potencial para clientes interessados. A Lufthansa, uma das primeiras companhias aéreas a operar este modelo, afirma que o conceito é baseado nas especificações atuais do avião, tornando-o viável se um cliente encomendar.
Apesar da espera até 2027 ou 2028 para a entrega dos primeiros exemplares, a Lufthansa Technik ofereceu uma experiência virtual do projeto no Dubai Airshow, proporcionando aos potenciais clientes uma visão única do futuro do luxo aéreo.
O custo para equipar a cabina CelestialSTAR está estimado entre 130 e 160 milhões de dólares (119 a 146 milhões de euros), além do preço da própria aeronave, que é de cerca de 450 milhões de dólares (411 milhões de euros). Uma verdadeira obra-prima do design aeronáutico, unindo inovação, tradição e elegância para proporcionar uma experiência de voo incomparável.