Viajar de carro para passar uns dias de descanso com a família ou entre amigos, é um hábito que muitos portugueses partilham. E precisamente para conhecer melhor os hábitos dos muitos portugueses que optam pelo automóvel para chegar ao seu destino de férias a Centauro, empresa de aluguer de carros, desenvolveu um estudo junto dos condutores e chegou a algumas conclusões interessantes.
A maioria dos portugueses (43,99%) que viajam de carro, fazem-no em família, mas há também uma percentagem razoável (33,96%) que o faz em casal. No que diz respeito aos destinos escolhidos, o Algarve é o grande líder, seguindo-se destinos urbanos como Lisboa e Porto. Este tipo de viagens acontecem duas a três vezes por ano, com uma duração média de três a quatro dias.
E como viajar de carro pede, quase obrigatoriamente, música a tocar no rádio, os responsáveis pelo estudo quiserem saber quais os tipos de música que mais se ouvem ao volante. A música pop lidera, com 31,28% dos votos, sendo que Lady Gaga, The Rolling Stones, David Guetta e 50 Cent são os artistas favoritos dos condutores nacionais.
No segundo lugar vem o clássico rock, com 17,38% dos votos, sendo os artistas mais ouvidos deste género musical os The Rolling Stones, Xutos e Pontapés e os Guns ‘n’ Roses.
A música alternativa também faz parte das viagens de muitas famílias portuguesas (4,37%), sendo os The National, The Arcade Fire e Arctic Monkeys os mais ouvidos.
Nos restantes lugares surgem o reggaeton (2,38%), eletrónica e dance (3,08%), música pertencente a bandas sonoras (1,19%), rap (2,48%), cantor e compositor (1,09%), clássicos (0,70%), e canções infantis (0,70%), entre outros (3,28%).
A Centauro também quis saber quais era exatamente as músicas mais ouvidas pelos portugueses e ‘Shape of You’ de Ed Sheeran destaca-se (51.42%) na secção pop, ‘Hotel California’ dos Eagles (43.50%) no rock e “Are you Mine?” dos Artic Monkeys (18,29%), na música Alternativa/ Indie.
Sobre os meios usados para ouvir as playlists favoritas, os portugueses apontam o Sptify em primeiro lugar, seguido da rádio, do USB e por fim o Youtube.