
O Consumer Choice Center publicou o seu índice anual das melhores e piores Estações de Comboio da Europa. O índice baseia-se em vários fatores, nomeadamente o volume de passageiros, o horário de funcionamento das bilheteiras, os tempos de espera, os serviços de atraso, a acessibilidade para cadeiras de rodas, a oferta de lojas e restaurantes, entre outros. As estações podem atingir uma avaliação máxima de 118 pontos.
No topo da lista está o Zurich HB, com uma avaliação de 101 pontos. A Estação Ferroviária de Berna ficou em segundo lugar, subindo uma posição face ao ano anterior. Em terceiro lugar está a Utrecht Centraal, nos Países Baixos, que anteriormente ocupava o quinto lugar. Paris tem quatro estações no top 10: Gare du Nord, Gare de Lyon, Gare Montparnasse e Gare Saint-Lazare.
Relativamente às piores estações da Europa, os resultados revelaram que a estação mais problemática é a Berlin Ostkreuz, na Alemanha, devido aos constantes atrasos e às escassas comodidades para os passageiros. Contudo, este não é um caso isolado, uma vez que as últimas posições da lista são ocupadas por estações alemãs: Bremen Hbf e Berlin Zoologischer Garten, que ocupam, respetivamente, os lugares 49 e 48.
Saiba quais são as melhores estações ferroviárias da Europa:
- Zurique HB, Zurique
- Estação Ferroviária de Berna, Berna
- Utrecht Centraal, Utrecht
- Gare du Nord, Paris
- Gare de Lyon e Gare Montparnasse, Paris
- Estação Central de Viena, Viena
- Roma Termini, Roma
- Gare Saint-Lazare, Paris
- London Bridge, Londres, e Leipzig Hbf, Leipzig
Por sua vez, conheça as piores estações de comboios da Europa
- Berlin Ostkreuz, Berlim
- Bremen Hbf, Berlim
- Berlim Zoologischer Garten, Berlim
- Firenze Santa Maria Novella, Florença
- Châtelet-Les Halles, Paris
- Haussmann Saint-Lazare, Paris e Roma Tiburtina, Roma
- Munique-Pasing, Munique
- Viena Meilding, Viena
- Berlim Sudkreuz, Berlim
- Hamburgo-Altona, Hamburgo