Já pensou em comprar uma cadeira feita à base de sacos de plástico? É esta a proposta da Sungai Design, uma empresa que usa sacos de plástico retirados dos rios de Bali, na Indonésia, para criar novas cadeiras 100% sustentáveis.
Nascida a partir de 2.000 sacos de plástico resgatados nos rios da Indonésia, recolhidos pela organização parceira sem fins lucrativos, Sungai Watch, cada cadeira conta uma história de possibilidades. “O nosso objetivo é criar uma empresa que coloque o planeta em primeiro lugar, celebrando o plástico do rio Bali como material para os nossos produtos. Ao reciclar o plástico, a Sungai Design está a abrir caminho para uma nova era de design e produtos sustentáveis“, lê-se no site da empresa.
Desta forma, a Sungai Watch instalou 270 barreiras flutuantes em todos os rios da Indonésia, para impedir que o fluxo de plástico chegue ao oceano e, até à data, recolheu mais de 1 800 000 quilos de plástico.
A Sungai Design garante que os sacos de plástico que a organização utiliza são submetidos a “um processo de limpeza intensivo“, sendo “cuidadosamente lavados e removidos quaisquer vestígios de lixo”. De seguida, através de métodos de trituração e prensagem a quente, 2000 sacos são transformados em folhas duras e resistentes.
Aproveitando a precisão da tecnologia de Controle Numérico Computadorizado (CNC), as folhas são esculpidas de forma intrincada numa série de painéis que constituem a espinha dorsal da cadeira. Concebidos para otimizar o conforto e estilo necessários, todos os painéis são cuidadosamente criados através da inovação para serem “tão sustentáveis quanto possível”, sem deixar resíduos.
Por fim, as cadeiras são cuidadosamente polidas e finalizadas pelos artesãos da empresa. “Os painéis são fundidos na perfeição, criando uma ilusão de elegância flutuante”, afirma a empresa.
Conheça todo o processo:
[…] FonteCompartilhe: […]