Neste verão, as noites da cidade de Guimarães vão encher-se de luz, música, arte e poesia em movimento através da iniciativa “Arte no Jardim: Monet & Klimt”, o primeiro espetáculo multimédia desenvolvido para o emblemático Museu de Alberto Sampaio. A antes-estreia tem data marcada para o dia 29 de junho, pelas 21 horas com abertura ao público a decorrer no dia 30 de junho, às 21h30. O espetáculo estará na cidade até dia 17 de setembro.
O projeto foi concebido pelo ateliê criativo OCUBO, em parceria com o Museu e com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Direção Regional da Cultural do Norte.
A exibição vai iniciar-se com uma homenagem a Claude Monet e ao Jardim de Giverny. Esculturas florais gigantes vão iluminar-se ao som de Chopin, a acompanhar estará a declamação do poema “Quando vier a Primavera”, de Alberto Caeiro. Após este momento, a fachada do Museu vai transformar-se numa tela gigante e cada detalhe da arquitetura do edifício vai dar vida a uma reinterpretação artística do legado de Claude Monet.
De seguida, haverá um tributo a Gustav Klimt e à sua “Árvore da Vida”. Ao som de Ludovico Einaudi, as árvores do jardim ganham luz, enquanto é declamado um excerto do texto do livro “Húmus”, de Raul Brandão. Por fim, vai ser apresentada uma viagem pelas obras e pela vida do pintor austríaco, tendo como fio condutor a sua pintura mais emblemática: O Beijo. Os momentos de declamação terão a voz dos atores vimaranenses Inês Lago e João Ventura.
Esta iniciativa surge no âmbito do espetáculo imersivo “Impressive Monet & Brilliant Klimt”, que se encontra atualmente em exibição nas Immersivus Gallery Lisboa e Porto, e que conta já com um total de mais de 120 mil visitantes.
“Arte no Jardim: Monet & Klimt” estará disponível de terça-feira a domingo, entre as 21h30 e as 23h. Os bilhetes vão custar 9€ para público em geral e 8€ para os residentes da cidade, com entrada gratuita para crianças até aos 5 anos. Poderá adquiri-los através da plataforma www.portugalagenda.com.
