O Lago de Como, situado no norte da Itália, está a considerar a implementação de uma taxa para os visitantes de um dia, numa tentativa de gerir o crescente número de turistas que visitam a região. Como o terceiro maior lago de Itália, recebe aproximadamente 1,4 milhões de visitantes anualmente.

O presidente da Câmara de Como, Alessandro Rapinese, mencionou que está a ponderar a introdução de uma taxa diária semelhante à de Veneza, sugerindo que esta medida poderá entrar em vigor em breve. O responsável expressou preocupação com os efeitos negativos do turismo em massa na área, citando a sobrecarga turística como um desafio para a gestão da cidade e para a qualidade de vida dos residentes locais.

Caso siga o modelo de Veneza, a taxa será aplicada aos visitantes diários (excluindo aqueles que tenham reservado alojamento para pernoitar na cidade) e poderá ser cobrada apenas em dias de maior afluência, como fins-de-semana e feriados. No entanto, detalhes específicos sobre o valor da taxa e o seu período de implementação ainda não foram divulgados.

“Após a COVID, não sei o que aconteceu, mas já não temos espaço suficiente para todos os turistas que chegam ao domingo”, comentou Severino Beri, presidente da associação hoteleira da cidade lacustre de Lecco, à imprensa local.

No último domingo, foram registadas longas filas de espera para os ferries que atravessam o lago, juntamente com incidentes de aglomeração que resultaram em pessoas empurradas para os trilhos da estação de Como.

“Os turistas de um dia contribuem pouco em termos de receita”, acrescentou Beri. “Na verdade, tudo o que trazem são pilhas de lixo e perturbações.”

Segundo o Euronews, as multidões aumentaram desde que várias celebridades, incluindo George Clooney, adquiriram propriedades multimilionárias ao longo da costa e o lago serviu de cenário a filmes como Casino Royale e House of Gucci.

Artigo anteriorÉvoraWine: 9ª edição do maior evento de vinhos do Alentejo está de regresso a 24 e 25 de maio
Próximo artigoContamos como é a experiência a bordo do novo navio Sun Princess

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui