A travessia do deserto pode estar prestes a tornar-se muito mais glamorosa. A empresa ferroviária estatal da Arábia Saudita, Saudi Arabia Railways (SAR), recentemente fechou um acordo de 200 milhões de riais sauditas (aproximadamente 50 milhões de euros) com a empresa italiana de hospitalidade Arsenale Group para lançar o primeiro comboio de luxo no reino do Médio Oriente.
A Arábia Saudita abriu oficialmente as suas portas aos turistas internacionais num “momento histórico” em 2019 e o reino do Médio Oriente tem feito todos os esforços para atrair visitantes desde então. O destino tem feito diversos investimentos turísticos de alto perfil nos últimos anos, incluindo o desenvolvimento de uma cidade modelo no deserto do noroeste da Arábia Saudita, avaliada em 465 mil milhões de euros.
A Arábia Saudita está a abraçar de forma significativa o movimento das viagens lentas ao entrar no mercado dos comboios de luxo.
Conforme relatado pelos meios de comunicação estatais sauditas, está previsto que o novo comboio inicie operações no final de 2025. Denominado “Dream of the Desert”, promete proporcionar uma experiência luxuosa de viagem de comboio, semelhante à de um cruzeiro, mas em terra firme. A rota partirá de Riade e estender-se-á até Al Qurayyat, situada próxima à fronteira norte com a Jordânia. Ao longo dos 1300 quilómetros de percurso, os passageiros poderão desfrutar das deslumbrantes paisagens desérticas da Arábia Saudita, bem como da cidade de Hail.
Os comboios, com um design inspirado no “estilo e tradição sauditas”, estão atualmente em construção. “Totalmente personalizados”, serão compostos por 40 camarotes de luxo, com reservas programadas para abrirem no final do ano. Viagens de uma ou duas noites estarão disponíveis para reserva, com uma capacidade máxima de 82 passageiros, segundo Paolo Barletta, CEO da Arsenale.
“Escolha mais verde”
A decisão da Arábia Saudita de entrar no mercado dos comboios de luxo ocorre num momento em que a procura por comboios de alta velocidade e viagens de luxo de comboio continua a aumentar em todo o mundo. Estas viagens de luxo em comboio são experiências semelhantes aos cruzeiros, oferecendo aos passageiros uma viagem de requinte através de destinos cativantes.
Vários países estão a investir em infraestruturas ferroviárias para oferecer alternativas mais sustentáveis às viagens de curta distância e às autoestradas congestionadas. O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comprometeu-se com 28 mil milhões de euros para projetos ferroviários, enquanto a França planeia investir cerca de 100 mil milhões de euros em viagens de comboio até 2040.
O serviço saudita está agendado para ser lançado cerca de um ano depois do “Orient Express – La Dolce Vita”, uma colaboração entre o Grupo Arsenale e o Grupo Accor.
As renderizações do comboio de 11 carruagens, que se inspira no período “La Dolce Vita” dos anos 1960, foram reveladas em 2021, mostrando um interior incrivelmente opulento, com 12 “cabines de luxo”, 18 suites, uma “Honour Suite” e uma carruagem restaurante.
“A viagem de comboio representa a escolha mais verde de transporte, melhorando viagens para grandes cidades, bem como para locais de tamanho médio com atraentes locais culturais e paisagens”, disse Luigi Corradi, CEO e Diretor Geral da Trenitalia, parte da empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Statoç
A notícia da chegada iminente do “Dream of the Desert” surge quase seis anos após o lançamento do Haramain High Speed Railway da Arábia Saudita, que liga as cidades sagradas de Meca e Medina ao Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz em Jeddah, em 2018.
Transportando comboios a velocidades de até 300 km/h, espera-se que a rede ferroviária se estenda eventualmente por todo o reino do Médio Oriente.
O CEO da SAR, Bashar bin Khaled Al Malik, acredita que o “Dream of the Desert” será uma adição significativa à empresa, oferecendo tanto aos visitantes como aos residentes a oportunidade de descobrir mais regiões do reino “num quadro integrado de serviços de transporte de luxo”.
Será que o “Dream of the Desert” será impressionante o suficiente para competir com nomes como Orient Express – La Dolce Vita, Venice Simplon-Orient-Express, que viaja de Londres a Veneza, ou até mesmo o Seven Stars in Kyushu, um dos comboios mais luxuosos do Japão? Teremos que esperar para ver. Mas está claro que a SAR tem grandes esperanças para este conceito ambicioso.