O projeto Art Dunk, que desafiou 12 artistas a criar peças de arte a partir de 24 bolas de basquetebol usadas, chega agora ao metro do Cais do Sodré, em Lisboa, entre os dias 25 e 31 de maio, para uma exposição gratuita e aberta ao público.
No evento será possível conhecer as obras que artistas como Fiumani, Kruella D’Enfer, Arashida, Conferee, Hélio Bray, Ruído, Maria Imaginário, A Miserável e Tamara Alves criaram para o projeto Betclic Collective, com a curadoria da Underdogs.
Entre as obras que estarão em exposição, destacam-se as bolas que foram transformadas em raposa, ténis desportivos, complexas instalações multimédia com vídeos integrados e em tabelas coloridas. As inspirações variadas reforçam a relação da arte urbana com o basquetebol e simbolizam, neste projeto, o desejo da Betclic em democratizar o acesso ao desporto e à cultura.
“Com o Art Dunk, apostamos num projeto que tem em conta a sustentabilidade ambiental, a recuperação de um espaço público e o apoio à criação artística Queremos aproximar as pessoas do basquetebol através da arte e também oferecer condições para a prática da modalidade a novos talentos. O basquetebol começa nas ruas, entre amigos, assim como a arte urbana e este é um projeto que incentiva o acesso gratuito e inclusivo das duas coisas”, afirma Pureza Sousa, Country Manager da Betclic em Portugal.
A exposição terá lugar das 09h às 19h30, no acesso principal da estação de metro e comboio do Cais do Sodré. Todas as peças expostas estão à venda online, num valor único e as receitas obtidas com a venda de cada peça vão reverter para a requalificação de um campo público de basquetebol.