Curso Roda de Oleiro

Com uma longa e ilustre tradição no Oriente, a roda de oleiro é uma das técnicas proeminentes da arte cerâmica. Aprender a trabalhá-la e dominar as técnicas básicas desta expressão artística é o objetivo do curso que o Museu do Oriente organiza entre 24 e 28 de maio.

Ao longo de cinco sessões, este curso vai dar a conhecer aos participantes os passos fundamentais na técnica da roda de oleiro, tais como conformação, forma e acabamento. Os conteúdos programáticos incluem ainda uma breve história da cerâmica, a sua origem, evolução e características, e exercícios práticos em torno das técnicas de conformação: formas abertas e fechadas, taças, cilindros, formas bojudas e tampas. No final da aprendizagem, os participantes terão adquirido o conhecimento e competências para desenvolver formas básicas, dando largas ao seu potencial criativo.

Curso Roda de Oleiro

O curso é orientado por Ricardo Lopes, ceramista oleiro que desenvolve o seu trabalho na área da Cerâmica Contemporânea a partir de técnicas tradicionais, com destaque para a roda de oleiro. Concluiu o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL, em 2004, e estagiou na Polónia, França, Cabo Verde e com o escultor Jorge Mealha, em Lagos. No seu currículo acumula inúmeras formações sobre vidrados de efeitos especiais e técnicas tradicionais, e participações em exposições individuais e coletivas. É professor de Cerâmica em diversos projetos educativos, museus, escolas, ateliês, centros sociais e diversas instituições.

O Workshop Roda de Oleiro decorrerá entre 24 e 28 de maio entre as 14h00 e as 17h00 para a turma 1 e das 18h00 às 21h00 para a turma 2. As turmas têm de ser composta com o máximo de 6 pessoas e com um custo de 180€.

Artigo anteriorDesfrute da vista a 360º sobre o Porto no topo do Pavilhão Rosa Mota
Próximo artigoHá 19 exposições para ver na Bienal’21 Fotografia do Porto até 27 de junho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui