Feira da Dieta Mediterrânea, Tavira

O outono está a chegar, mas no Algarve continua a haver muitas propostas para aproveitar os dias curtos e as noites já um pouco mais longas da estação. Até lá, conheça alguns eventos para desfrutar dos últimos dias de verão na mais recente edição do “Guia Algarve“.

O Festival F, a Feira da Dieta Mediterrânica e a Rota do Petisco fazem capa na edição de setembro do “Guia Algarve”. E é precisamente hoje que começa o Festival F na Vila Adentro de Faro, com um cartaz que junta mais de 50 artistas e bandas em nove palcos espalhados pelo centro histórico até dia 3 de outubro. O recinto abre sempre às 18h00 e encerra às 05h00, depois de muitos concertos mas também de tertúlias, exposições de arte contemporânea e stand-up-comedy, que completam o programa deste que é o último festival de verão do país.

No dia 9 as 21h00, sobe ao palco do Cineteatro Louletano a cantora e compositora portuguesa Rita Redshoes, acompanhada da Filarmónica Artistas de Minerva, num concerto que reúne uma das mais conceituadas artistas do nosso panorama musical e uma das filarmónicas mais antigas do país.

Ainda na música, destaque para o concerto Cheek to Cheek, da Orquestra de Jazz do Algarve com a cantora jazz Maria Anadon, no Auditório Municipal de Lagoa (dia 24, às 21h30), para o concerto António Zambujo, Voz e Violão, no Cineteatro Louletano (dia 25, às 17h00), e para o concerto de Áurea no Castelo de Silves, inserido nas comemorações do Dia do Município (dia 3, às 22h00).

Para compor o estômago, há que passar pela Mostra do Doce Conventual de Lagoa (de 1 a 4, no Convento de São José, das 19h00 às 24h00), onde é possível provar bolos, doces, compotas, mel ou bebidas como a aguardente de medronho, e pela oitava edição da Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira. Esta feira volta a animar o centro histórico da cidade de 8 a 11 de setembro com expositores institucionais, concertos, mostras botânicas e de sementes, provas e petiscos e ainda um espaço de restauração.  

A volta gastronómica não pode dispensar também a Rota do Petisco. De 14 de setembro a 16 de outubro, os melhores sabores da região vão estar à mesa de 220 estabelecimentos de 11 municípios algarvios. Uma organização da Teia D’Impulsos para os bons petiscadores da região e do país.

No teatro, a comédia Ai a minha filha! põe em palco Carlos Cunha, que contracena com a atriz, produtora e também sua filha Érika Mota, para 90 minutos de boa disposição em torno da história de um cinquentão que vê a sorte mudar depois de ser apanhado a trair a mulher. Para assistir no dia 16, às 21h30, no Auditório Pedro Ruivo, em Faro

De Faro para Portimão, nota para a peça À Deriva, uma produção da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve com Luís Vicente e Rogério Boane, que interpretam dois prisioneiros que durante o dia realizam trabalho forçado e à noite ensaiam a Antígona, de Sófocles. Dia 17, às 21h00, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO). 

O roteiro do teatro leva-nos ainda a Loulé no final do mês para o espetáculo Romeu e Romeu, uma criação do ator e encenador João de Brito e do também ator e encenador Nuno Preto, que parte da pergunta “O que é que matou o amor?” para a provocação sobre a inevitabilidade na vida. Dias 27 e 28, às 10h30 e às 14h00, e dia 29 às 14h00 e às 21h00 no Cineteatro Louletano.

Agora a dança. Durante todo o mês estará a decorrer o festival Dance, Dance, Dance no Teatro das Figuras, em Faro. Nesta edição, que conta com a participação de talentos regionais, nacionais e internacionais, terão lugar seis espetáculos (Vära, dia 07; Bate Fado, dia 10; Em Vez de um Corpo, dia 14; Vislumbres do Além, dia 17; Três Gritos, dia 21; Cavalos Selvagens, dia 24, todos às 21h30) e uma oficina de Contacto e Improvisação, de 12 a 16, às 21h30.

Outro festival, desta vez de flamenco, entra também na agenda cultural algarvia: o Festival de Flamenco de Lagos, o mais antigo do género realizado em Portugal. De 15 a 17, para ver no Centro Cultural de Lagos, às 21h30, entre guitarras mágicas com identidade própria, baile de leveza e paixão e vozes carregadas de emoção.

Estas e muitas outras sugestões, incluindo exposições, feiras, mercados e eventos desportivos, compõem o “Guia Algarve” em setembro. Dirigido a residentes e turistas e editado todos os meses pela Região de Turismo do Algarve, o guia é bilingue (português e inglês), tem uma tiragem de 35 mil exemplares e distribuição gratuita nos hotéis, agências de viagens, postos de turismo, aeroporto de Faro, rent-a-cars e campos de golfe da região.

Artigo anteriorDepois da Alemanha, é a Espanha que lança passes de comboio gratuitos para combater inflação
Próximo artigoO UMAMI, na Quinta do Lago, promove jantar que promete uma “viagem gastronómica memorável”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui