Em 2023, as 99 cidades com a pior poluição atmosférica do mundo situavam-se na Ásia, a grande maioria (83) na Índia, de acordo com o novo relatório IQAir Global, que estuda a qualidade do ar a nível mundial. Segundo os dados, todas estas cidades excederam em dez vezes as diretrizes impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em matéria de qualidade do ar.
O estudo analisou as partículas finas (PM2,5), que são o poluente mais pequeno do ar, mas também considerado o mais perigoso. No fim do estudo, apenas 9% das mais de 7800 cidades analisadas a nível mundial registaram uma qualidade do ar que cumpria as normas da OMS.
“Com isto, vemos que a poluição do ar tem um impacto fundamental na nossa vida”, afirmou Frank Hammes, diretor executivo da IQAir Global. “Isto significa que, em alguns dos países mais poluídos do mundo, a esperança média de vida é reduzida entre três a seis anos”, disse. Acrescentando que as PM2,5 provêm de “diversas fontes”, como os combustíveis fósseis, as tempestades de poeira e os incêndios florestais.
Begusarai, uma cidade com meio milhão de habitantes no estado de Bihar, no norte da Índia, foi considerada a cidade mais poluída do mundo em 2023, com uma concentração anual de PM2,5 de 118,9 – 23 vezes superior às diretrizes da OMS. Seguiram-se na classificação as cidades indianas de Guwahati, Deli, e Mullanpur.
Países asiáticos no topo da classificação em 2023
Em 2023, a qualidade média do ar em Bangladesh excedeu em quase 16 vezes as diretrizes de segurança da OMS, tornando-o assim o país com a pior qualidade do ar a nível mundial. Seguiram-se o Paquistão e a Índia, com a Índia a ocupar nove dos dez primeiros lugares das cidades mais poluídas do mundo.
Países onde a concentração média de PM2,5 (microgramas por metro cúbico) excedeu a diretriz da OMS em cerca de sete a dez vezes em 2023:

Em toda a Índia, 1,3 mil milhões de pessoas, ou seja, 96% da população, vivem com uma qualidade do ar sete vezes superior às diretrizes da OMS, de acordo com o relatório.
A Ásia Central e a Ásia do Sul foram as regiões com pior desempenho a nível mundial. Com isto, nos quatro primeiros lugares da classificação, encontram-se Bangladesh, Paquistão, Índia e Tajiquistão.
O relatório afirma que o Sul da Ásia é “particularmente preocupante”, mostrando que 29 das 30 cidades mais poluídas do mundo situam-se na Índia, no Paquistão e em Bangladesh.
Contudo, ao analisar as cidades mais poluídas do mundo, os especialistas chegaram à conclusão que apenas dez países registaram uma “qualidade do ar saudável”: Finlândia, Estónia, Porto Rico, Austrália, Nova Zelândia, Bermudas, Granada, Islândia, Maurícia e Polinésia Francesa.