Chipre, a praia da União Europeia com a água mais limpa. Fonte: Unsplash

É seguro tomar banho na maioria das águas balneares da União Europeia, segundo o estudo European Bathing Water Quality in 2023, publicado no passado dia 28 de maio. Destinos como Chipre, Áustria, Croácia e Grécia lideram a lista, com 95% ou mais das águas balneares classificadas como excelentes. Portugal encontra-se no 14º lugar das águas balneares de maior qualidade, com 86,2%, acima da média europeia.

A qualidade das águas balneares na Europa melhorou acentuadamente nas últimas décadas. A maior parte das águas balneares da Europa, desde o Atlântico ao Mediterrâneo, é de excelente qualidade para nadar. Cerca de 96% de todas as águas balneares da UE cumpriram, pelo menos, a norma de qualidade mínima até à época de 2023, tal como exigido pela Diretiva Águas Balneares (BWD).

Cerca de 89% das águas balneares costeiras da UE foram classificadas como excelentes, em comparação com pouco menos de 79% das águas balneares interiores. No entanto, destinos como a Albânia, Bélgica, Estónia, Hungria e a Polónia ficaram aquém do esperado, com menos de 70% das suas águas balneares a cumprir esta norma.

No ano passado, em quase 22 mil locais, 85% das águas balneares foram classificadas como excelentes, enquanto 96% das águas cumpriram as normas mínimas de qualidade exigidas para a conformidade com a Diretiva Águas Balneares. No entanto, 1,5% das águas balneares da União Europeia são de má qualidade, o que indica que as medidas de gestão nem sempre foram adequadas ou não estão em vigor.

Imagem-WhatsApp-2024-06-12-as-11.35.24_3528106c-1024x440 Conheça as águas mais limpas da União Europeia para ir a banhos (Portugal está em 14º lugar)
Qualidade das águas balneares na Europa (Estados-Membros da UE, Albânia e Suíça) em 2023. Fonte: estudo European Bathing Water Quality in 2023

Embora a maioria das águas balneares da Europa esteja classificada como estando em excelentes condições, a poluição das águas superficiais e subterrâneas continua a ser significativa e pode ser agravada pelas alterações climáticas, o que aumenta os riscos para a saúde dos banhistas.

Artigo anteriorVila Galé Douro Vineyards apresenta restaurante Inevitável
Próximo artigoMama Shelter Lisboa lança coleção inspirada no mar e no surf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui