Dezembro é, sem dúvida, um mês convidativo para tirar partido de mercados de Natal. Damos-lhe cinco sugestões de destinos a visitar pela Europa para que possa tirar maior partido desta época. Esqueça o frio e deixe-se encantar.

Berlim

Na capital alemĂŁ nĂŁo há um, nem cinco, nem dez… mas cerca de 70 mercados de Natal para todos os gostos: cobertos, exteriores, grandes, mais aconchegantes, histĂłricos, modernos e atĂ© especiais para crianças. Um dos mais conhecidos Ă© o Gendarmenmarkt, que atrai visitantes de todo o mundo pelos seus artesĂŁos, as delĂ­cias ‘gourmet’, os concertos e outros espectáculos diários. Termina com uma festa de passagem de ano onde nĂŁo faltará o fogo de artifĂ­cio. No entanto, o fim-de-ano mais famoso acontece junto a um dos principais Ă­cones da cidade, as Portas de Brademburgo, estendendo-se por cerca de dois quilĂłmetros atĂ© Ă  Coluna da VitĂłria. A edição deste ano será ainda mais especial, já que foi aqui que se realizou a primeira celebração de ano novo conjunta apĂłs a queda do muro de Berlim, há 30 anos. A animação musical, que durará atĂ© Ă s 00:00 horas, está a cargo de bandas e DJ e, alĂ©m do espectáculo pirotĂ©cnico, haverá um espetáculo de ‘laser’. O evento Ă© gratuito e tem inĂ­cio Ă s 14:00 horas e deverá prolongar-se atĂ© Ă s 3:00 horas de dia 1 de janeiro de 2020. Para mais informações consulte www.visitberlin.de.

ColĂłnia
Doces e aromas são apenas dois dos atrativos desta cidade cosmopolita que possui mais de 130 galerias e cerca de 70 teatros. Incontornável é a catedral, a segunda mais alta da Europa e terceira no mundo, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1996. A sua imponência e beleza gótica fazem com que receba anualmente cerca de seis milhões de pessoas, sendo a atração mais visitada da Alemanha. É junto à catedral que decorre, a partir de 25 de novembro, um dos mais animados mercados de Natal mas há outros, como o localizado à beira rio, de inspiração marítima, e o das praças Alter Markt e Heumarkt, muito populares pelo seu ringue de patinagem. No último dia do ano, Colónia volta a ficar repleta de residentes e visitantes para assistir ao fogo de artifício sobre o rio Reno. Escolha um lugar numa das pontes da cidade ou dos vários barcos que promovem festas a bordo para todos os gostos. Mais informações em www.cologne-tourism.com.

Munique

O seu mais famoso mercado de Natal, e também o mais antigo pois remonta ao século XIV, é o Christkindlmarkt, em Marienplatz, coração da cidade. A árvore de 30 metros, decorada com 3.000 luzes, encanta os visitantes e os presentes. A venda nas barraquinhas convenientemente decoradas constituem uma verdadeira tentação. Mas há ainda outros mercados a conhecer, na Wittelsbacherplatz, no qual tudo remete para a Idade Média, desde o vestuário dos comerciantes ao artesanato e à gastronomia. Até o vinho quente segue receitas antigas. O ambiente festivo estende-se até à última noite do ano, comemorada com um vistoso fogo de artifício. As pontes sobre o rio Isar são normalmente escolhidas para assistir ao espectáculo, tal como a área junto à estátua Friedensengel (ou Anjo da Paz), mas quem preferir celebrar o Reveillon num lugar mais pacato (e romântico) pode optar pelo monóptero do English Garden. Uma das mais belas vistas requer que se suba a pequena colina Olympiaberg, mas é garantido que o esforço compensa. Leia mais em www.simply-munich.com.

Frankfurt

Um dos lugares a visitar Ă©, sem dĂşvida, o seu ‘novo’ centro antigo. Completado há pouco mais de um ano, resulta de um projeto Ăşnico na Europa: foram recuperadas casas histĂłricas e construĂ­das outras de acordo com a traça original, devolvendo Ă  cidade o seu bonito centro medieval, quase totalmente destruĂ­do na II Guerra Mundial. Entre outros espaços a redescobrir Ă© a Museumsufer, que reĂşne vários museus, entre eles o mundialmente famoso Städel, com arte desde o sĂ©culo XIV Ă  atualidade e que acolhe, atĂ© fevereiro, uma grande mostra dedicada a Van Gogh e Ă  sua influĂŞncia na arte alemĂŁ. Nesta Ă©poca a cidade revela um encanto Ăşnico graças ao mercado de Natal, um dos maiores do paĂ­s, quer em dimensĂŁo quer em nĂşmero de visitantes. Concertos de sinos de 10 igrejas e a visita do Pai Natal sĂŁo momentos altos e nĂŁo faltam presentes especiais no Mercado dos Artistas, que reĂşne pintura, escultura, fotografia, cerâmica e joalharia, entre outras artes, na Igreja de SĂŁo Paulo e no Römer, edifĂ­cio que acolhe a Câmara Municipal desde 1405. A passagem de ano Ă© tambĂ©m aqui celebrada com um grande espectáculo pirotĂ©cnico. Fazer a despedida de 2019 nas margens do rio Meno ou navegando nele, em barcos com programação e menus festivos, sĂŁo algumas das opções para entrar em 2020 com o pĂ© direito. Mais informações em www.frankfurt-tourismus.de.

Mergulhar no Europa Park

O final de Novembro e o mĂŞs de dezembro sĂŁo sempre mágicos graças a dois mercados de Natal, um tradicional alemĂŁo, cujas barraquinhas de madeira vendem artesanato tĂ­pico alĂ©m de doces da Ă©poca e vinho quente; e outro medieval, recriando um mundo de damas e cavaleiros que se torna ainda mais incrĂ­vel ao entardecer, quando os caminhos passam a ser iluminados por tochas. A tudo isso junta-se, a partir de 28 de novembro, um novo parque aquático de inspiração nĂłrdica – o Rulantica – com 32.600 metros quadrados, nove áreas e 25 atrações, entre elas 17 escorregas. Um glaciar para quem gosta de adrenalina: uma cidade construĂ­da sobre palafitas, a piscina com ondas e cascatas, cápsulas transparentes cujo chĂŁo se abre para uma descida reservada aos mais corajosos, um rio tranquilo para os mais novos e uma lagoa rodeada de pinheiros para aqueles que querem relaxar. O Rulantica está cheio de surpresas que prometem muita diversĂŁo a miĂşdos e graĂşdos. As entradas já estĂŁo Ă  venda (convĂ©m comprar com antecedĂŞncia pois a capacidade máxima Ă© de 3.500 pessoas em simultâneo e atĂ© 5.000 por dia) e custam 38,5 euros por adulto e 35,5 euros por criança (dos quatro aos 11 anos). O parque aquático dispõe de hotel, o novo Kronasar (inaugurou em maio), baseado num museu de histĂłria natural, e há alternativas diversificadas no que toca Ă  restauração. Mais informações em www.europapark.de/en/rulantica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui