Os restaurantes Marlene, em Lisboa, e Blind, no Porto, conquistaram esta terça-feira, dia 25, a primeira estrela Michelin, tornando as ‘chefs’ Marlene Vieira e Rita Magro as primeiras mulheres a receberem esta distinção na segunda edição da gala exclusivamente nacional.
“O sonho comanda a vida e este é um sonho tornado realidade“, afirmou Marlene Vieira, quando, visivelmente nervosa, agradeceu a distinção atribuída ao restaurante Marlene, em Lisboa.
Rita Magro, juntamente com o ‘chef’ Vítor Matos, viu o restaurante Blind, no Porto, também conquistar uma estrela Michelin.
“Foi um longo caminho. Foi duro, sofrido, mas finalmente chegamos”, afirmou a ‘chef’, salientando que este prémio é resultado de “uma equipa que escolhe todos os dias dar o seu melhor“.
A primeira ‘chef’ portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, o que torna as duas ‘chefs’ agora distinguidas as primeiras mulheres a receber esta distinção nos últimos 30 anos.
A par dos restaurantes Marlene e Blind, os restaurantes Arkhe (João Ricardo Alves, Lisboa); Grenache (Philippe Gelfi, Lisboa); Oculto (Hugo Rocha e Vítor Matos, Vila do Conde); Palatial (Rui Filipe, Braga); Vinha (Jonathan Seiller e Henrique Sá Pessoa, Vila Nova de Gaia); e Yoso (Habner Gomes, Lisboa) receberam também uma estrela Michelin.
No total, o guia deste ano contabiliza 38 restaurantes com uma estrela, que distingue uma ‘cozinha de grande nível, compensa parar‘, tendo o 100 Maneiras (Lisboa, chef Ljubomir Stanisic) perdido a estrela, de acordo com a organização.
O prémio ‘jovem chef’ foi atribuído a José Diogo Costa (William, uma estrela, Funchal). O prémio ‘sala’ (que distingue o serviço) foi entregue a Nelson Marreiros (Ocean, duas estrelas, Porches), enquanto o ‘sommelier’ galardoado foi Marco Pinto (Fifty Seconds, uma estrela, Lisboa).
Portugal conta também com mais um restaurante com ‘estrela verde’ (que distingue a gastronomia sustentável): Encanto (José Avillez, uma estrela, Lisboa) – e totaliza, agora, seis nesta categoria.
Há também mais 35 estabelecimentos recomendados no guia, 12 da região do Porto e Norte, 10 da região Centro e Lisboa, e 13 das regiões do Alentejo, Algarve e Madeira.