Os restaurantes Marlene, em Lisboa, e Blind, no Porto, conquistaram esta terça-feira, dia 25, a primeira estrela Michelin, tornando as ‘chefs’ Marlene Vieira e Rita Magro as primeiras mulheres a receberem esta distinção na segunda edição da gala exclusivamente nacional.

“O sonho comanda a vida e este é um sonho tornado realidade“, afirmou Marlene Vieira, quando, visivelmente nervosa, agradeceu a distinção atribuída ao restaurante Marlene, em Lisboa.

Rita Magro, juntamente com o ‘chef’ Vítor Matos, viu o restaurante Blind, no Porto, também conquistar uma estrela Michelin.

“Foi um longo caminho. Foi duro, sofrido, mas finalmente chegamos”, afirmou a ‘chef’, salientando que este prémio é resultado de “uma equipa que escolhe todos os dias dar o seu melhor“.

A primeira ‘chef’ portuguesa a receber uma estrela Michelin foi Maria Alice Marto, em 1993, com o restaurante Tia Alice, em Fátima, o que torna as duas ‘chefs’ agora distinguidas as primeiras mulheres a receber esta distinção nos últimos 30 anos.

A par dos restaurantes Marlene e Blind, os restaurantes Arkhe (João Ricardo Alves, Lisboa); Grenache (Philippe Gelfi, Lisboa); Oculto (Hugo Rocha e Vítor Matos, Vila do Conde); Palatial (Rui Filipe, Braga); Vinha (Jonathan Seiller e Henrique Sá Pessoa, Vila Nova de Gaia); e Yoso (Habner Gomes, Lisboa) receberam também uma estrela Michelin.

No total, o guia deste ano contabiliza 38 restaurantes com uma estrela, que distingue uma ‘cozinha de grande nível, compensa parar‘, tendo o 100 Maneiras (Lisboa, chef Ljubomir Stanisic) perdido a estrela, de acordo com a organização.

O prémio ‘jovem chef’ foi atribuído a José Diogo Costa (William, uma estrela, Funchal). O prémio ‘sala’ (que distingue o serviço) foi entregue a Nelson Marreiros (Ocean, duas estrelas, Porches), enquanto o ‘sommelier’ galardoado foi Marco Pinto (Fifty Seconds, uma estrela, Lisboa).

Portugal conta também com mais um restaurante com ‘estrela verde’ (que distingue a gastronomia sustentável): Encanto (José Avillez, uma estrela, Lisboa) – e totaliza, agora, seis nesta categoria.

Há também mais 35 estabelecimentos recomendados no guia, 12 da região do Porto e Norte, 10 da região Centro e Lisboa, e 13 das regiões do Alentejo, Algarve e Madeira.

Artigo anteriorO que lia Amy Winehouse? Livraria Lello expõe biblioteca da cantora
Próximo artigoAquário Vasco da Gama reabre galeria Fauna Marinha Portuguesa após renovação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui