As comemorações do centenário do Carnaval de Torres Vedras vão decorrer durante um ano, com 60 atividades, entre 17 de fevereiro próximo e 14 de fevereiro de 2024. “O programa faz jus à manifestação do Carnaval com todos os seus traços identitários, como o humor”, afirmou a vereadora da Cultura, Ana Umbelino.
As comemorações, que começam em 17 de fevereiro deste ano e terminam em 14 de fevereiro de 2024, contam este ano com os tradicionais festejos de Carnaval, que são retomados entre os dias 17 e 22 de fevereiro, após a pandemia de covid-19, com o tema “100 anos de Carnaval de Torres Vedras“.
Nesta edição especial, destaque para o novo carro dos Reis com assentos para os atuais e antigos reis, entre os restantes carros alegóricos conhecidos pela tradicional sátira política e social.
O programa conta também com a emissão filatélica de quatro selos dos CTT alusivos ao tema, lançamento do livro “Aconteceu assim… Carnaval de Torres: Memórias e outras históricas”, de António Carneiro, atividades educativas para crianças no Centro de Artes e Criatividade (fevereiro 2023) e o ciclo “décadas”, com festas temáticas alusivas a cada década do século XX.
Rota dos petiscos em restaurantes (maio), ‘peddy papper’ (maio), recolha de memórias e testemunhos, exposições no Centro de Artes e Criatividade (junho), pintura de murais (junho), exposição de maquetes dos carros alegóricos no Edifício Multisserviços (julho), sessões de cinema ao ar livre com projeção de filmes antigos (julho), apresentação do livro “Ministros e Matrafonas – 100 anos, 100 fotos” (dezembro) e recriação do corso carnavalesco dos anos 20 do século XX (janeiro 2024) constam ainda do programa.
O programa integra ainda atividades propostas pelos cidadãos e que foram as mais votadas pelo público, desde recolha de testemunhos e memórias através das artes performativas, vídeo e espetáculos multidisciplinares, oficinas de costura, concertos musicais e investigação sobre os ‘Bonecos de Cambelas’.