Foto: Terra Azul Azores Whale Watch/Francisco Garcia

A empresa de observação de baleias TERRA AZUL, anunciou um avistamento raro de várias baleias-de-bico-de-garrafa na região de Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores. Este extraordinário excecional tem maravilhado tanto os habitantes locais como os visitantes, além de entusiasmar a comunidade científica. Apesar de se saber que as baleias-de-bico-de-garrafa visitam o arquipélago dos Açores todos os anos por razões desconhecidas, estas majestosas criaturas são avistadas muito raramente.

As baleias-de-bico-de-garrafa do norte (Hyperoodon ampullatus) possuem características distintas que tornam o seu avistamento na natureza difícil e, consequentemente, contribuem para a excecional raridade dessas ocasiões. Estes enigmáticos mamíferos marinhos são conhecidos pelas suas tendências de mergulho profundo e preferência por águas profundas distantes das regiões costeiras, em locais remotos e isolados. Essas características representam um desafio formidável para os investigadores e entusiastas da vida selvagem, aumentando o sentimento de admiração e excitação em torno de cada raro avistamento desses magníficos animais selvagens no seu habitat natural.

TerraAzulAzoresWhaleWatch_NorthernBottlenoseBeakedWhales_img028-1-1024x683 Avistamento raro de baleias-de-bico-de-garrafa encanta os Açores
Foto: Terra Azul Azores Whale Watch/Francisco Garcia

Estes avistamentos são um testemunho da diversidade do ecossistema marinho no arquipélago“, disse Sanne Bakkers, mestre em Ciências de Mamíferos Marinhos e Guia Principal na TERRA AZUL. Harry Eckman, CEO da World Cetacean Alliance, também comentou: “Ter estes maravilhosos avistamentos de espécies tão raras é o que torna os Açores um ambiente marinho magnífico. Encontros como este demonstram por que merece a designação de Área de Património Baleeiro e mostram a importância de proteger os oceanos para que espécies como a baleias-de-bico-de-garrafa do norte possam prosperar”.

Estes avistamentos recentes de baleias-de-bico-de-garrafa do norte perto de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, são um sinal muito positivo. No entanto, a empresa relembra que estas baleias estão em risco e é necessário continuar a trabalhar para proteger o seu habitat e reduzir as ameaças que enfrentam. Atualmente, estas baleias estão classificadas como “Quase Ameaçadas” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e, além da redução devido à caça histórica, as baleias de bico de garrafa do norte são afetadas por diversas pressões humanas, como a poluição sonora, a captura acidental em pesca e a poluição por plásticos.

TerraAzulAzoresWhaleWatch_NorthernBottlenoseBeakedWhales_img016-1024x683 Avistamento raro de baleias-de-bico-de-garrafa encanta os Açores
Foto: Terra Azul Azores Whale Watch/Francisco Garcia
Artigo anteriorTorel Boutiques prolonga Torel Sunset Sessions durante o mês de agosto
Próximo artigoAinda sem planos de férias? Este operador turístico sugere 6 destinos para este verão (com voos diretos de Portugal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui